Conceito criaçao
Por: thalith • 17/5/2015 • Dissertação • 391 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Conceito: Transição e Progressão
Etimologicamente a palavra “transição” deriva do latim transitio.onis que pode ser traduzida como mudança, passagem de um estado para outro, trajeto; segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa. Diferentemente de transformar, transitar indica uma mudança de concepção através de um processo, no qual o desenvolvimento do mesmo resulta uma forma e estrutura diferentes das iniciais.
Celso Furtado (1980, p.IX-XI) entende o desenvolvimento como um processo de transformação do mundo realizado pelo homem com o intento de atender as suas necessidades. Porém, não se limita a isso, pois para que consigam atender essas necessidades os seres humanos e as sociedades precisariam elevar os seus potenciais de invenção cultural, conseguindo assim as transformações esperadas para que haja essa progressão da moda atual para um futuro onde o mercado esteja realmente preocupado com a maneira sustentável de pensar.
Com base na lógica de Gabriela Scotto et al. (2007, p.15-17), em que modelo hegemônico de desenvolvimento industrial se dá principalmente em razão da não conformidade "com o modelo materialista, bélico, individualista, competitivo e degradador do meio ambiente da sociedade de consumo" e nesse sentimento de inconformidade é que se aprofundam as críticas e questionamentos a cerca do conceito de desenvolvimento atual, justificando, assim, a transição para o conceito de desenvolvimento sustentável, que requer, segundo Ignacy Sachs, uma mudança imediata de paradigma (SACHS, 2004, p.17).
Portanto, uma nova forma de interpretar o desenvolvimento deve ser avaliada. Devendo, porém, ser mais igualitária e privilegiar formas de consumo que reduzam o desperdício (FURTADO, 1996, p.87). Enfatizando a idéia dessa mudança, a progressão ocorre, por exemplo, ao integrar temas como a natureza, a cultura e a sociedade, associados à estética de forma com que haja uma preocupação igualitária entre homem e meio ambiente, descrita por Castilho e Villaça (2006, p.54):
Os produtos da Moda, mais do que nunca desenvolvidos do diálogo com diversas áreas - design, tecnologia têxtil, ergonomia, desenvolvimento sustentável, etc - primam pela plurissensorialidade que diz respeito, por exemplo, ao tipo de tecido que será utilizado, a sua relação com a cor e com o corte da peça, e como ela é tocada e o como ela toca o corpo que a veste e assim por diante.
Essa transição que percorre um trajeto até a progressão da moda sustentável atual, onde o homem veste a natureza de forma literal e conscientemente é o conceito trabalhado nesse projeto.
...