Cultura colombiana
Pesquisas Acadêmicas: Cultura colombiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunnogrotz • 30/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.693 Palavras (7 Páginas) • 363 Visualizações
Cultura colombiana
Uma grande diversidade cultural habitou o território colombiano antes da chegada dos espanhóis. Algumas muito avançadas e sofisticadas como as que produziram a estátuas de San Agustínno Huila, as tumbas de Tierradentro no Cauca, ou a “Cidade Perdida” (Buritaca 2000) na Serra Nevada de Santa Marta.
Com a conquista e a colônia chegaram os brancos europeus da Espanha, que por sua vez trouxeram escravos da África. É por isso que a Colômbia é um país multiétnico e pluricultural, onde cada região possui traços próprios que a distinguem de suas vizinhas.Assim, pode-se falar de uma cultura andina, na que se sente com maior força o ancestral europeu; de uma cultura Caribe, de heranças indígenas e africanas; de uma cultura Pacífica, de raiz africana, e da cultura da Orinoquia e Amazônia, essencialmente indígena.Esta complexa mestiçagem encontra sua expressão não só nas tradições, artesanatos e gastronomia colombianas, mas também em suas artes desde a arquitetura, a pintura e a escultura até a literatura, o cinema e a fotografia, passando pela música, a dança e o teatro.A Colômbia é o lar de mais de 87 povos indígenas que usam 64 línguas nativas pertencentes a 22 famílias lingüísticas sendo a principal delas o espanhol. Também é a casa de vários milhões de afro colombianos, de mais de trinta milhões de mestiços, de doze mil ciganos e de núcleos de imigrantes nas diferentes regiões.
Festas, musicas típicas e danças colombianas
Os artesanatos típicos são apreciados no mundo inteiro: a mochila arhuaca da Serra Nevada de Santa Marta, o chapéu “vueltiao” das planícies cordobesas, a rede de San Jacinto em Bolívar, os objetos de verniz de Pasto em Nariño, a cerâmica de Ráquira em Boyacá, são alguns exemplos de criações populares que competem em beleza com as obras de arte chamada cultas.
A música colombiana possui uma enorme variedade. A da região andina, de herança hispânica, apoia-se nos timbres da viola, do tiple e da bandola. Porém no sul do país se enriquece com as flautas e os tambores das chirimías.Na costa Caribe há décadas o vallenato se impôs sobre ritmos mais ancestrais como a cumbia e bullerengue. E em Santa Marta, Barranquilla e Cartagena ganham força a champeta e o reggaetón.A música afro da região pacífica, com seus currulaos e alabaos, tem sua força nos tambores e na marimba, com um acento melancólico de origem indígena. Os grupos indígenas da Amazônia contam com as flautas yuruparí e os tambores maguarés, ambos sagrados.
Entre suas festas e eventos destacam-se:
• O Carnaval de Negros e Brancos em Pasto, no começo de cada ano;
• A Feira de Manizales em janeiro;
• O Carnaval de Barranquilla em fevereiro;
• O Festival Internacional de Teatro de Bogotá que, a cada dois anos, coincide com a Semana Santa;
• O Festival da Lenda Vallenata em Valledupar, no final de abril;
• Em junho o Festival Folclórico Colombiano em Ibagué e o Reinado Nacional do Bambuco em Neiva;
• Em agosto a Feira das Flores em Medellín;
• Em novembro as Quadrilhas de San Martín no Meta;
• As festas de 11 de novembro em Cartagena;
• e a Feira de Cali no final do ano.
Comida colombiana, pratos típicos e estilos modernos
A Colômbia tem muitíssimas coisas pelas quais você pode se apaixonar; de um lado, ampla oferta de receitas tradicionais das regiões, e do outro, as novas tendências que aproveitam ao máximo os produtos próprios para traduzir os sabores colombianos em pratos inovadores.
Dizem que uma das estratégias para ganhar o carinho de alguém é fazendo que sucumba ao encanto de um bom cardápio. “Conquistar pelo estômago”, diriam alguns, e como correspondente consequência, a coloquial afirmação “barriga cheia, coração contente”.
A cozinha nacional colombiana é diversificada como seu clima, suas paisagens e suas manifestações culturais, porque além da fertilidade de uma terra que produz de tudo, está a imaginação sem limites de experientes cozinheiros que cada dia adicionam ao sentimento posto em seus quitutes, novas formas para temperar e construir receitas.
Pratos tradicionais colombianos
Muitas das comidas mais famosas como a bandeja paisa ou o ajiaco santafereño, costumam ser degustados especialmente nos lugares de onde são originárias, com os ingredientes e as medidas precisas e o meio adequado: a decoração, os utensílios e a aparência final do prato.
Bandeja paisa
Assim por exemplo, a bandeja paisa, própria do estado de Antioquia e regiões próximas, têm como base principal o feijão cultivado ali mesmo, onde as características climáticas fazem com que o país seja o maior produtor do grão da área andina e o que registra o maior consumo na dieta diária.
Ajiaco santafereño
Por sua vez, o ajiaco santafereño preparado no interior da Colômbia, é uma sopa a base de vários tipos de batata extraídas do planalto cundiboyacense, as guascas, o milho e o frango camponês da região.
No entanto, as artes gastronômicas com o tempo viajaram, posicionando-se em todas as regiões e, sobretudo, nas grandes capitais, nas que graças ao generoso cardápio também se percorre todo o país. Assim se transportaram os segredos da boa mesa pelo trabalho de cozinheiros que puseram as receitas das regiões sobre a mesa de restaurantes típicos de zonas campestres ou de grandes centros urbanos, fazendo desta maneira com que ninguém se privasse das delícias ancestrais.
Muitos visitantes do mundo chegam e se curvam ante a riqueza e as delícias dos sabores, e ainda que a porção seja generosa, sempre querem repetir a dose. Os que voltaram, já têm conhecimento de seus pratos prediletos e sabem o que pedir; além disso, graças aos muitos colombianos que vivem além das fronteiras, a cozinha do país está se expandindo em virtude da abertura de restaurantes que se transformam em verdadeiras embaixadas da cultura e da tradição colombiana.
Sabores colombianos na cozinha contemporânea
Por outro lado, a coragem e o talento dos cozinheiros colombianos surpreendem cada vez mais graças
...