DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA MÚSICA CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA DO SÉCULO XX
Por: valdir62gal68 • 12/6/2017 • Trabalho acadêmico • 448 Palavras (2 Páginas) • 620 Visualizações
VALDIR TORRES DE SOUZA
RA 1143653
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA MÚSICA
CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA DO SÉCULO XX
FEIRA DE SANTANA-BA, 2016/1.
O século XIX foi dominado pela música tipicamente romântica. O seu objetivo era apelar aos sentimentos e a verdades mais profundas que só poderiam ser alcançados pela arte, no caso, pela música. Romântico, nessa época, não está relacionado com o sentimento de amor com o qual é conotado hoje em dia, mas está intimamente ligado a uma visão sonhadora da realidade.
O movimento romântico constitui uma reação contra o racionalismo e o classismo, opondo à universalidade dos clássicos o individualismo e o subjetivismo.
Enquanto no Classicismo havia uma grande preocupação pelo equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade, no romantismo os compositores buscavam uma maior liberdade da forma e uma expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando seus sentimentos mais profundos, inclusive seus sofrimentos.
Além da forte expressividade outra característica marcante no período musical romântico é a chamada música programática ou música descritiva. Não que em outros momentos da história da música não houvesse esse tipo de produção, mas no período romântico, essa é uma tendência bastante acentuada. Neste aspecto, muitas vezes, o romantismo literário se confunde com o musical.
Entre os traços comuns aos compositores do período podemos ressaltar a maior liberdade de modulação e o cromatismo cada vez mais progressivo que levou os músicos até a fronteira do sistema tonal de Bach. E é esse cromatismo que vai garantir uma maior liberdade e expressividade a essa música “individualista” e “subjetiva”. As formas livres, lieds, prelúdios, rapsódias, o sinfonismo, o virtuosismo instrumental e os movimentos nacionais incorporam elementos alheios à tonalidade estrita do classicismo e esta lentamente se desfaz, até chegar à beira da atonalidade com a música de Wagner (1813-1883).
Outro aspecto de destaque do período romântico está na própria concepção de artista da época. A concepção do homem genial incita a buscar na biografia do artista os sinais de um destino excepcional. Os reveses da vida tendem a satisfazer a sanha do público, pois o artista genial é o eterno sofredor, em volta do mito estão a pobreza, a humilhação, as desventuras amorosas (Beethoven), a incompreensão dos contemporâneos, a doença (Beethoven) ou a loucura (Berlioz e Schumann) contribuem para a admiração sobre o caráter singular do artista.
A vida e obra de Beethoven apresentam características específicas quando comparadas à produção de seus antecessores, em especial Haydn e Mozart. Como vimos, sua emancipação como músico e compositor favoreceram ao estabelecimento autônomo em concordância com o público anônimo que surgia nesse contexto. Do mesmo modo, os enfrentamentos da vida pessoal de Beethoven e o triunfo do artista sobre as adversidades foram incorporados pelos compositores do século 19 como ideário do compositor
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