TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir renascimento

Pesquisas Acadêmicas: Definir renascimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

1. Definir renascimento.

O renascimento é um movimento intelectual e cultural que nasceu na Itália a partir do século XV, o qual pretendeu fazer “renascer” os ideais e modelos da Antiguidade Clássica, desprezando os tempos medievais e inspirando-se na cultura clássica, conservando-a e comentando-a.

1.1. Justificar o aparecimento do renascimento na Itália

Foram vários os fatores que explicam o aparecimento do renascimento na Itália: a riqueza das cidades italianas e o desenvolvimento da burguesia contribuíram, através do seu apoio financeiro aos artistas (Mecenato), para o embelezamento das cidades e o desenvolvimento cultural e artístico; a redescoberta de antiguidades romanas que fez imergir o gosto pelos modelos artísticos clássicos.

1.2. Identificar as características do renascimento/humanismo

As características do renascimento são: humanismo (valorização do homem e das suas capacidades) ; antropocentrismo (o homem é o centro do universo, ao contrário da idade média: teocentrismo); individualismo (valorizar-se a si próprio: atingir a riqueza, fama , glória…) ; “homem ideal” do renascentismo – homem completo no aspeto físico (atleta, equitação, belo…), intelectual (saber tudo de tudo) e cívico (cavalheiro, cortês, prudente, discreto); classicismo (clássico); espírito crítico.

1.3. Relacionar a mentalidade renascentista com o alargamento do conhecimento da natureza e desenvolvimento científico.

Os descobrimentos e a mentalidade vão contribuir para o alargamento do conhecimento e compreensão da natureza. Todas as ciências se desenvolveram baseadas na observação, experiência e razãosurge o pensamento científico; Fizeram-se várias descobertas científicas. Exemplo: teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico. Destacaram-se vários nomes, em vários domínios: Leonardo Da Vinci, Petrarca, W. Shakespeare, Miguel Cervantes e Luís de Camões).

2. Caracterizar a arte renascentista: arquitetura, escultura e pintura.

As caraterísticas da arquitetura são as seguintes: elementos de inspiração da arquitetura greco-romana; ideia de raicionalidade; elementos originais do modelo arquitetónico renascentista; impressão de horizontalidade: Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante e Miguel Ângelo foram alguns dos principais arquitetos renascentistas.

A pintura renascentista aplicou novas técnicas tais como: técnica de pintura a óleo: técnica da perspetiva: técnica do sfumato e libertação das figuras.

Bottecelli, Leonardo Da Vinci, Miguel Ângelo, Ticiano e Tintoretto foram alguns dos principais pintores renascentistas.

As caraterísticas da escultura são as seguintes: naturalismo, realismo e expressividade da figura humana; monumentalidade das esculturas; esquemas compositivos das obras; regressa-se ao tema das estátuas equestres da roma antiga.

Na escultura salientam-se Andrea Verrochio, Doratello e Miguel Ângelo.

3. Identifica os principais vultos/protótipos do renascimento.

4. Estilo manuelino.

O estilo manuelino é um estilo exclusivamente português do reinado D.Manuel I. Carateriza-se por: elementos góticos (estrutura; elementos renascentistas; decoração com motivos naturalistas, marítimos e nacionais.

5. Fatores da crise na Igreja Católica, séc. XVI .

Os fatores da crise na Igreja Católica do séc XVI são: A cisma do ocidente: divisão da cristandade entre 2 papas, a igreja perdeu prestígio, luxo e a ostençaõ do clero, o afastamento dos princípios depobreza por parte do clero, os vícios, o jogo, as amantes e filhos, a corrupção e as críticas dos humanistas á atuação do clero falavam de 1 reforma.

6. Explica o surgimento das religiões protestantes e distingue os três movimentos reformistas (luteranos, calvinista e anglicanos).

Martim Luterano negava valor das indulgências para a salvação do ser humano e contestava a autoridade do papa. Assim, iniciou a reforma e o nascimento do protestantismo, tendo daí resultado a fundação das primeiras igrejas protestantes.

O luteranismo teve a sua origem na Alemanha, por Martinho Lutero. A doutrina luterana acredita que a única fonte de fé é a bíblia e que a salvação só pode ser alcançada pela fé. Os únicos sacramentos que aceita são o batismo e a eucaristia. O luteranismo defende a igualdade entre todosos sacerdotes e nega a autoridade do papa.

O calvinismo desenvolveu-se na suiça, por João Calvino. Esta doutrina protestante era mais intolerante e antipapista do que a luterana. O seu principio é a predestinação, teoria segundo a qual a salvação ou condenação dos fiéis depende da graça divina e não das boas obras de cada um de nós. Sacramentos, apenas aceitavam o batismo e a comunhão.

Na Inglaterra foi fundada uma nova religião pelo rei Henrique VIII,o anglicanismo. Tal facto deveu-se ao conflito geral entre o rei e o papa, por este recusar a anular o casamente entre Henrique VIII com Catarina de Aragão. Funda, assim, a igreja anglicana desligada da obdiência a Roma.

7. Reação da Igreja Católica perante os protestantes.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com