Desenvolvimento
Monografias: Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 075991 • 5/10/2013 • 388 Palavras (2 Páginas) • 522 Visualizações
A cada dia a dificuldade enfrentada pela área de Recursos Humanos, mais precisamente do departamento de Recrutamento e Seleção na busca por profissionais qualificados para ocupar uma determinada vaga vem aumentando consideravelmente, pois por mais que a demanda de candidatos seja alta, encontrar o candidato ideal é uma atividade complexa, que exige tempo e dinheiro no processo seletivo.
Depois de encontrar o funcionário outra grande barreira surge para o Recursos Humanos, como fazer com que o candidato aprovado, atual funcionário, não saia do cargo fazendo com que todo trabalho realizado seja perdido?
Muito se fala com relação à motivação, e quando tocamos nesse ponto o salário logo vem em mente, mais será que apenas o salário é capaz de fazer com que as pessoas se motivem?
As vidas das pessoas se movimentam com o dinheiro, logo o salário é fator determinante para que ela permaneça na empresa, porém sozinho, o salário não é capaz de motivar a empresa, fatores como PLR, VR, VA e bonificações são um diferencial que a empresa pode apresentar.
Alem de benefícios financeiros como os citados acima, treinamentos, palestras, plano de carreira ou um simples reconhecimento dos méritos dos funcionários pesam muito na relação empresa-empregado, logo pode-se dizer que a motivação dos funcionários parte primordialmente do fato dele estar vendo que a empresa acredita e investe em seu desenvolvimento.
Outro ponto que tem grande interferência, é a qualidade de vida das pessoas, é comum encontrarmos pessoas que trabalham longe de casa, passam pouco tempo com suas famílias e amigos, mesmo ganhando um salário satisfatório, nesta situação dificilmente a pessoa estará motivada e trocaria o seu emprego por algo que lhe forneça um salário menor porém com uma maior qualidade de vida.
Existem diversas teorias que tratam deste assunto, as teorias apresentadas por Maslow, Hersberg e McClelland mostram a motivação de diferentes ângulos, porém em todas teorias a motivação é vista como algo interno, as pessoas não podem ser motivadas por ações de outras pessoas. Para Maslow a motivação está relacionada ao suprimento das necessidades das pessoas, Hersberg coloca a motivação como sentimentos gerados pelas pessoas a partir do seu reconhecimento por alguma ação da mesma e por fim, McClelland diz que motivação está ligada ao prestigio, status e outros sentimentos que o ser humano tem prazer em sentir. A seguir uma quadro comparativo entre as 3 teorias:
...