Disciplina de Percepção, Notação e Linguagem Musical
Por: Amauri Bittencourt • 25/10/2021 • Trabalho acadêmico • 541 Palavras (3 Páginas) • 151 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Curso de Licenciatura em
Disciplina de Percepção, Notação e Linguagem Musical
Docente – Ashraf el Droubi
Discente – José Amauri de Bittencourt Gondran
Matricula – 8111704
Atividade 2/Portfólio – Ciclo 3
Questão: Como você explicaria a um aluno seu, cada um dos conceitos a seguir?
- Altura Musical.
- Tom.
- Intervalo.
- Acidente fixo
- Bemol
- Enarmonia.
- Sustenido.
Respostas:
- Altura Musical:
Quando pensamos em altura musical, logo o ligamos ao volume em que a musica está tocando. Este termo no meio musical, não é ligado ao volume de execução, e sim quando temos a necessidade de diferenciar se um som é grave (sons mais grossos) ou agudo (sons mais finos). Por exemplo: Tendo como referência a nota SOL, antes do SOL temos o FÁ, a qual é uma nota mais grave em relação a primeira, já acima do SOL tem o LÁ a que por sua vez é uma nota mais aguda que o SOL. Cada nota musical é executada em uma determinada frequência, quanto mais baixa é frequência, mais grave a nota vai ser, quanto mais alta a frequência, mais aguda a nota vai ser.
- Tom:
O tom de uma música se define pela primeira nota da escala a qual ela foi composta, as escalas mais comumente usadas em composições são as maiores e as menores. Por exemplo: Quando escutamos alguém dizer que determinada música está sendo executada no tom de Dó maior, devemos entender que as notas desta canção estão dentro de um campo harmônico que tem a nota DÓ como o primeiro grau da escala. O tom também é utilizado para definir distância entre notas, 1 tom é o que equivale a 2 semitons.
- Intervalo:
O intervalo se define pela distância entre duas notas, tal distância é medida através de semitom, 2 semitons é o que vale a 1 tom. Pegamos com exemplo a escala cromática, onde a distancia de uma nota para a outra é de 1 semitom. Tendo a nota DÓ como primeiro grau desta escala. podemos defini-las basicamente com maiores, menores, justo, aumentado e Diminuto. Veja tabela a baixo para entender melhor.
[pic 1]
- Acidente fixo:
Os acidentes fixos são aqueles que se localizam na armadura de clave, eles alteram as notas de uma escala para sustenido ou bemol e se estendem por toda a música. Em uma música escrita em “Dó Maior” eles não aparecem, já em uma musica escrita em “Dó Menor” teremos três acidentes fixos o Mi, La e o Si que se tornam bemol. Veja o exemplo abaixo.
[pic 2]
- Bemol:
O bemol é utilizado quando queremos diminuir a altura de seu tom original em um semitom. Usa-se símbolo () para indicar esta ação. Pegamos como exemplo a nota Si, quando acrescentado o bemol temos o Si Bemol (B).
- Enarmonia:
A enarmnia está presente quando temos uma determinada nota com dois nomes diferentes. Por exemplo: Si é o mesmo que La#, tais notas tem a mesma altura porem com nomes diferentes. Tal fenômeno não é por acaso isso existe para facilitar a leitura musical.
- Sustenido:
O sustenido é o contrário do bemol, ele é utilizado quando queremos que uma determinada nota seja executada um semitom acima. Tem como símbolo o (#) para indicar a ação. Pegaremos como exemplo a nota do quando acrescentamos um semitom é representada como do# (Dó sustenido).
...