Trabalho Percepção, Notação e Linguagem Musical
Por: Edgar Santos • 4/4/2022 • Monografia • 378 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
NOME: EDGAR APARECIDO DOS SANTOS
R. A. 8133137
CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO - CICLO 3
Avaliação desenvolvida na disciplina Percepção, Notação e Linguagem Musical.
POLO SANTO ANDRÉ
2021
O que é altura musical ?
Imagine uma escada. Agora imagine que cada degrau dessa escala é uma nota musical. A medida que você sobe de degrau o som vai ficando mais agudo, quando você desce de volta o som fica mais grave. Isso é Altura musical, esse sobe de desce das notas.
Oque é Tom ?
Vamos continuar em nossa escada e cada degrau continua sendo uma nota. Quando eu subir um degrau, eu subi um semitom. Quando eu pular um degrau eu subi um tom. Então: degrau do lado Semitom. 2 degraus Tom
Oque é Intervalo?
Podemos resumir intervalos como a distancia entre um som e outro. Sendo assim, utilizando nossa escada. Podemos dizer que toda vez que saltamos um degrau nós fazemos um intervalo musical. Isso por que a gente se distanciou de uma nota pra outra. Quanto maior o salto maior o intervalo. Isso tanto pra cima (ascendente) quanto para baixo(descendente).
- Oque é um Acidente fixo?
Quando estamos em uma pauta e, no inicio dela aparecem alguns acidentes sejam eles sustenidos ou bemóis. Isso que dizer que eles valem pra toda aquela pauta até o final dela. Todas aquelas notas onde eles estão serão acidentes fixos.
- Oque é bemol ?
Quando estamos em uma nota (seja ela qual for) e voltamos uma nota, essa que voltamos recebe o nome de Bemol. É o mesmo nome da nota que partimos mas agora bemol. Vale lembrar que é outra nota e outro som.
- Oque é Enarmonia?
Digamos que estou na escada na nota chamada Dó, daí avanço um degrau. A nota fica Dó#. Se eu avançar mais um degrau a nota será Ré. Se eu voltar pro degrau que eu estava A nota será Réb . Então a nota que quando subi era Dó# agora voltando se tornou Réb . Isso chama-se Enarmonia. Nota com nomes diferentes mas mesmo som.
- Oque é Sustenido?
Para o sustenido nosso raciocínio será parecido com o do bemol mas ao contrário. Para achar o bemol nós voltamos uma nota. Para achar o sustenido nós avançamos uma nota. Exemplo. Estamos em Dó. Quando subimos uma nota ela será o Dó Sustenido.
[pic 1][pic 2][pic 3]
...