ESTAMPARIA TÊXTIL: UMA ESTRATÉGIA NA DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO DO VESTUÁRIO DE MODA
Por: 333356 • 19/6/2015 • Artigo • 4.841 Palavras (20 Páginas) • 385 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
DÉBORA ONETE MACHADO
ESTAMPARIA TÊXTIL: UMA ESTRATÉGIA NA DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO DO VESTUÁRIO DE MODA
SÃO JOSÉ, 2014.
DÉBORA ONETE MACHADO[pic 1]
ESTAMPARIA TÊXTIL: UMA ESTRATÉGIA NA DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO DO VESTUÁRIO DE MODA
Trabalho apresentado como requisito parcial à disciplina Metodologia Científica, do curso de Design de Moda, Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
SÃO JOSÉ, 2014.
RESUMO[pic 2]
Este trabalho tem como objetivo apresentar a origem e a história da estamparia, além de sua contribuição na diferenciação do produto do vestuário de moda. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica referente ao tema, mostrando sua grande evolução desde a pré-história, onde viu-se a gravura, xilogravura, calcografia, litografia e serigrafia até atualmente, com o surgimento das modernas máquinas. Sendo assim, foram abordadas a técnica manual, industrial, de cilindro e quadros, transfers e enfim, a digital. A pesquisa versa ainda sobre a importância do uso das estampas nas peças de vestuário, pois além de promover diferenciação para os clientes, ajudam na inovação e na inspiração para os designers e proporcionam identidade a marca. Por fim, uma entrevista feita com um profissional da área complementa o artigo, esta serviu para o esclarecimento de muitas dúvidas e para o aperfeiçoamento do trabalho.
Palavras-chave: Estamparia têxtil. Vestuário de moda. Diferenciação.
SUMÁRIO[pic 3]
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 REVISÃO DE LITERATURA
4.1 DEFINIÇÃO DE ESTAMPARIA
4.2 ORIGEM E HISTÓRIA 9
4.3 GRAVURA 10
4.4 XILOGRAVURA 12
5 METODOLOGIA 14
6 FONTES CONSULTADAS 16
6.1 ENTREVISTAS 16
6.2 LIVROS 16
6.3 PERIÓDICOS 16
6.4 SITES 17
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
A Moda surgiu quando os seres humanos passaram a se vestir não por necessidade, mas sim, por distinção social. Desde então, a Moda reflete os acontecimentos sociais, culturais, políticos, econômicos e ambientais. O cotidiano é vivenciado num contexto de estética e aparências. Tudo muda de maneira muito rápida neste mundo globalizado e fast-fashion, por isso o mercado de Moda tornou-se mais competitivo e os consumidores mais exigentes. O que é novo hoje, em pouco tempo torna-se velho, pois surgem novas tendências, é feito uma releitura do antigo e assim por diante, desta forma o processo é contínuo.
As primeiras manifestações culturais e artísticas surgiram com os primórdios da humanidade. Através de pigmentos vegetais, o homem fazia pinturas em paredes e em seus corpos para expressar idéias, sentimentos, divulgar crenças e representar o mundo humano. A pele de animal é a primeira vestimenta dos ancestrais, eles a utilizavam para proteger-se do frio. Em seguida, surge a tecelagem e, consequentemente, os tecidos. Dos vários e diferentes métodos de estamparia, foi com a técnica de uso de blocos de madeira que surgiu o que é chamado de estamparia. (NAMAN, 2008).
Para manter-se na Moda, a pessoa deve estar sempre atualizada com as tendências. E o papel das empresas de vestuário é assegurar seus produtos atrativos, por isso, criatividade e inovação se tornaram itens essenciais para os profissionais da área da Moda. A estamparia agrega valor ao tecido e cria identidade para a marca com um custo-benefício relativamente baixo. Sendo assim, as estampas vem neste processo fast-fashion como uma solução comprovadamente eficaz.
O presente estudo visa apresentar a origem e a história da estamparia, técnicas de estampagem, que vão dos processos manuais até os digitais, desde os tempos primórdios até os dias de hoje, e as relações com o mercado e a confecção de moda.
Diante do exposto, questiona-se: a estamparia têxtil é uma estratégia de diferenciação do produto para as empresas de confecção?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Apresentar a história da estamparia e sua contribuição na diferenciação do produto do vestuário de Moda.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Pesquisar em livros, revistas, o tema estudado;
b) Entrevistar algum profissional da área;
c) Construir um estudo científico que sirva as atuais e futuras gerações do ramo têxtil.
3 JUSTIFICATIVA
Devido aos avanços sociais, culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e ambientais, o mercado de moda vem sofrendo uma evolução mais constante e está mais competitivo. O fácil acesso do consumidor a uma infinidade de informações torna-o mais exigente na hora da compra. Desta forma, as empresas precisam de muita competência para agregar e fidelizar clientes cada vez mais difíceis e devem manter-se sempre atualizadas com o mundo da moda. Tamanha efemeridade requer dos profissionais de moda criatividade e inovação para se destacar no meio de tanta concorrência. A cada estação as marcas tem que apresentar uma nova coleção que atenda as necessidades e desejos do consumidor, produtos inovadores e atrativos que alcancem as expectativas do cliente e atice o seu desejo de compra.
...