Embraer
Relatório de pesquisa: Embraer. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: emiliano_10 • 29/8/2014 • Relatório de pesquisa • 783 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
E M B R A E R
I) Resumo:
Os sistemas e práticas de Recursos Humanos, desenvolvidos e
utilizados pela Embraer, representam uma adaptação e
aprimoramento de conceitos direcionados a empresas altamente
competitivas.
II) Introdução:
A Empresa Brasileira Aeronáutica S.A. (Embraer). foi umas das pioneiras da aviação brasileira, cujos primórdios remontam ao início do século XVIII e à aurora do vôo motorizado. O pai da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont, é proclamado como a primeira pessoa a fazer um vôo controlado em um veículo movido a motor, o dirigível de hidrogênio N-1, em 1898. Mais tarde, em 1901, ele ganhou o prêmio Deutsch por pilotar um dirigível ao redor da Torre Eiffel por meia hora. Em 1906, três anos após os Irmãos Wright serem bem sucedidos voando nos Estados Unidos, Santos Dumont fez seu primeiro vôo público em uma aeronave mais pesada que o ar, conhecida como 14-bis. Este vôo ocorreu em Champs de Bagatelle, nos subúrbios de Paris.
Seguindo os passos de Santos Dumont, muitos outros grandes pioneiros da aviação e empresários levaram à criação e ao sucesso da Embraer, incluindo entre eles o Marechal-do-Ar da Força Aérea Casimiro Montenegro Filho, que, em meados dos anos de 1940, concebeu e fundou o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), hoje conhecido como Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), centro nacional de pesquisa para aviação e vôo espacial, e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), inspirado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology - MIT), em Boston. Sua visão inaugurou o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira moderna.
Ozires Silva, ex-major da Força Aérea Brasileira foi fundador da Embraer em 1969. Seu sucessor, Mauricio Botelho, um dinâmico empreendedor, conduziu a companhia após sua privatização, colocando-a nas Bolsas de Valores de São Paulo e Nova York em 2000.
As raízes aeronáuticas da Embraer são fortes e profundas. A Embraer é a principal força em tecnologia e inovação aeroespacial do Brasil, a Embraer produz aeronaves executivas, comerciais e de defesa, em seus mais de 40 anos de existência, estando elas operando atualmente em mais de 90 países.
III) Desenvolvimento:
Como terceira maior fabricante de aviões do mundo, a Embraer é líder de uma rede de empresas no Brasil e no exterior, e
responsável por uma parcela expressiva das exportações brasileiras
de manufaturados. Por meio da Embraer, o Brasil integra um seleto clube de países que construiu uma indústria aeronáutica competitiva e tem a oportunidade de disputar mercados em um dos nichos
mais avançados do segmento industrial.
A empresa destaca-se pela sua estratégia corporativa (jatos
regionais) e pelo foco de sua competência (o design de aviões). As
duas escolhas definiram o lugar estratégico atualmente ocupado
pela Embraer. Ao exercitar a arte de projetar e produzir aviões, a
empresa é levada a trabalhar na fronteira do conhecimento, em
contato
...