Caso Da " Embraer "
Monografias: Caso Da " Embraer ". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hectors • 10/1/2014 • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 887 Visualizações
TRABALHO E ESTUDO DE CASO DA “ EMBRAER”
História Da Aviação
Em 23 de outubro de 1906, um jovem brasileiro encantou Paris ao voar em um monoplano de sua inteira concepção e construção. O jovem inventor era Alberto Santos Dumont e o característico chapéu-panamá que costumava usar, terminou por torná-lo figura inconfundível em todo o mundo. Inspirada por Santo Dumont, a Embraer é hoje uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, posição alcançada graças à busca permanente e determinada da plena satisfação de seus clientes. Com mais de 40 anos de existência, a empresa atua em todas as etapas de um processo complexo: projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva, além de oferecer soluções integradas para defesa e segurança. Já foram produzidos pela Embraer mais de 05 mil aviões, que operam em 80 países, nos cinco continentes, tornando-a líder no mercado de jatos comerciais com até 120 assentos, além da fabricação de alguns dos melhores jatos executivos em operação e da entrada em um novo patamar no setor de defesa.
SURGIMENTO DA EMBRAER
Em 19 de agosto de 1969 foi criada a Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica, companhia de capital misto e controle estatal. Com o apoio do Governo Brasileiro, a Empresa iria transformar ciência e tecnologia em engenharia e capacidade industrial. Além de iniciar a produção do Bandeirante, a Embraer foi contratada pelo Governo Brasileiro para fabricar o jato de treinamento avançado e ataque ao solo EMB 326 Xavante, sob licença da empresa italiana Aermacchi. Outros desenvolvimentos que marcaram o início das atividades da Embraer foram o planador de alto desempenho EMB 400 Urupema e a aeronave Agrícola EMB 200 Ipanema. Ao final da década de 1970, o desenvolvimento de novos produtos – como o EMB 312 Tucano e o EMB 120 Brasília, seguidos pelo programa AMX, em cooperação com as empresas Aeritalia (hoje Alenia) e Aermacchi – permitiu que a Empresa alçasse a um novo patamar tecnológico e industrial. A entrada em operação da nova família de jatos comerciais EMBRAER 170/190 a partir de 2004, a confirmação da presença definitiva da Embraer no mercado de aviação Executiva com o lançamento de novos produtos, assim como a expansão de suas operações no mercado de serviços aeronáuticos, estabeleceram bases sólidas para o desenvolvimento futuro da Empresa. Com uma base global de clientes e importantes parceiros de renome internacional, há mais de 40 anos a Embraer contribui para integrar o mundo pela aviação, diminuindo distâncias entre povos e oferecendo o que existe de mais moderno em tecnologia, versatilidade e conforto em aeronaves.
NEGÓCIOS
O negócio da Embraer é gerar valor para seus acionistas através da plena satisfação de seus clientes do mercado aeronáutico global. Por geração de valor entende-se a maximização do valor da Empresa e a garantia de sua perpetuidade, com integridade de comportamento e consciência social e ambiental. A Empresa se concentra em três áreas de negócio e mercados: Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa.
MISSÃO: Criar bens com tecnologia elevada, garantindo a segurança e satisfação dos clientes em relação á qualidade.
VISÃO: Manter como preferência de seus clientes no setor de aeronaves, resultando na lucratividade.
VALORES: Os valores que modelam as atitudes e unem as ações para assegurar a perpetuidade da Empresa são:
Funcionários
Clientes
Excelência empresarial
Ousadia e Inovação
Atuação global
Futuro sustentável
1°Que fatores contingenciais influenciaram a crise da Embraer antes do processo de privatização? Por que o foco na produção não assegurou a competitividade da empresa?
O fator contingencial que influenciou a Embraer na sua crise antes da privatização pode-se se dizer que foi com a crise fiscal brasileira, aonde que alguns de seus projetos foram se perdendo, em que assim acabaram-se se acarretando em novos prejuízos, em que também podemos se dizer, que com a fim da ditadura militar, a Embraer reduziu os seus investimentos no setor de defesa brasileira, em que se acabaram reduzindo as vendas de sua companhia. Além de a Embraer
...