Esboço de Projeto Música na Educação Infantil
Por: Níllia Nogueira • 22/12/2018 • Projeto de pesquisa • 1.317 Palavras (6 Páginas) • 1.656 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
ATIVIDADE PRÁTICA:
O Ensino da Música na Educação Infantil
Pinheiro – MA
2017
NÍLLIA NOGUEIRA FERREIRA
ATIVIDADE PRÁTICA:
O Ensino da Música na Educação Infantil
Projeto de pesquisa apresentado no curso de Licenciatura em Música, na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música para obtenção de nota.
Professor: Daniel Lemos Cerqueira
Pinheiro – MA
2017
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA 4
2 PROBLEMATIZAÇÃO 5
3 HIPÓTESE 6
4 OBJETIVOS 7
4.1 Objetivo Geral 7
4. 2 Objetivo Específico 7
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
6 METODOLOGIA 10
7 CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS 12
1 JUSTIFICATIVA
Este projeto de pesquisa tem como temática “O ensino da Música na Educação Infantil”, pois sentiu-se a necessidade de abordar a temática supracitada por compreendermos que a música, embora ainda não respeitada por muitas Instituições como componente curricular, possui em sua essência o poder de desenvolver a criança em sua primeira etapa da educação a um nível de aprendizagem bem elevada uma vez executada na sala de aula.
Além de ser considerada componente curricular, a música também se encaixa quando utilizada como metodologia em qualquer outra disciplina promovendo a interdisciplinaridade e facilitando significativamente o trabalho do professor que deixa de viver uma pedagogia tradicional para inovar o processo de ensino.
Compreende-se ainda que a música tem uma grande influência sobre o intelecto, o corpo e a linguagem, levando a criança a superar desafios como problemas de dicção, de memorização, de coordenação, etc. Pode ser trabalhada ainda de forma interdisciplinar com a educação física, através da dança e de movimentos corporais.
A música é arte, sendo que existe várias vertentes a respeito da música, dentre estas a educacional que se enfatiza neste projeto.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Até que ponto o Ensino da Música influencia no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil?
3 HIPÓTESE
A música tem grande influência no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, uma vez que facilita o desenvolvimento intelectual, motor e emocional, auxiliando na concentração, atenção, socialização, criatividade, e outros aspectos intelectivos bem como a linguagem e memória.
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Analisar até que ponto o ensino musical influencia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil.
4.2 Objetivos Específicos
- Reconhecer a música como Componente Curricular do processo de ensino-aprendizagem escolar;
- Identificar os benefícios que a música proporciona ao processo de ensino-aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade;
- Identificar instrumentos musicais que tenham maior facilidade de execução para se trabalhar no ensino infantil.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), a música produz uma linguagem capaz de produzir formas sonoras que tem a capacidade de expressar e comunicar sensações e até mesmo sentimentos e pensamentos, por meio da sua estrutura organizacional e do relacionamento expressivo entre o som e o silêncio, logo: “a música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc.” (Sousa e Joly apud Brasil, 1998, p. 45).
(...) o fazer musical não é o mesmo nos diversos momentos da história da humanidade ou nos diferentes povos, pois são diferenciados os princípios de organização dos sons. E esse aspecto dinâmico da música é essencial para que possamos compreendê-la em toda a sua riqueza e complexidade. (SEKEFF, p. 20, 2007).
A música através de sua dinamicidade, tem um grande poder de agir positivamente sobre a vida dos seres humanos, sem distinção de religião, cultura ou idade, por exemplo, trabalhando várias características do que chamamos de inovação e ludicidade, dentro do contexto da sala de aula.
De acordo com Joly, p. 116, 2003:
A criança, por meio da brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é dessa forma que faz música: brincando. Sempre receptiva e curiosa, ela pesquisa materiais sonoros, inventa melodias e ouve com prazer a música de diferentes povos e lugares.
É notório dentro do contexto escolar quando as cantigas de roda ou até mesmo as músicas infantis religiosas são executadas a ação positiva que elas traduzem. Observa-se que a criança que vivencia esse momento em sala de aula está sempre disposta, alegre, animada e tem uma maior facilidade de aprendizagem. A sala de aula se torna um ambiente mais saudável com maior afetividade entre alunos e professores.
A aprendizagem torna-se prazerosa, justamente pelo fato de a música está atrelada a todas as outras disciplinas, pois é possível aprender as demais disciplinas utilizando a música não só como componente curricular, mas como metodologia e instrumento de ensino, elevando significativamente o processo de ensino-aprendizagem, através de coreografias e gestos corporais e faciais, por exemplo.
O gesto e o movimento corporal estão ligados e conectados ao trabalho musical. Implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é, também, gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento etc., e os de locomoção como andar, saltar, correr, saltitar, galopar etc., estabelecem relações diretas com os diferentes gestos sonoros. (BRASIL, 1998, p. 61).
...