Evolução Da Publicidade
Artigos Científicos: Evolução Da Publicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: faguiar • 16/9/2014 • 362 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
É interessante descobrir a evolução da publicidade. No Brasil começou com o famoso “boca a boca”, depois de tempos que começou a surgir os primeiros jornais apenas com classificados, bem adiante vem as revistas e, após passar por anos e anos e gradativas mudanças, a publicidade trás o rádio e por fim a TV.
A Primeira Guerra Mundial não teve uma influência significativa na publicidade, já a Segunda Guerra causou vários efeitos negativos. Viu-se no Brasil a crise publicitária, mas mesmo assim alguns meios conseguiram se manter, como por exemplo o rádio, que destacou –se com o programa Esso e alguns anúncios como o do Biotônico Fontoura, que teve a criação do personagem jeca tatu (criado por Monteiro Lobato).
A publicidade voltou a caminhar num ritmo acelerado quando em 1945, com o fim da Guerra, o Brasil viu crescer os veículos de comunicação e formarem os conglomerados que reuniram jornais, revistas emissoras de rádio e finalmente televisão.
Após a Segunda Guerra, a influência política, econômica e cultural norte- americana intensificou sobre o Brasil e no fim da década os produtos e estilo de publicidade dos Estados Unidos eram ainda muito presente na maioria dos nossos anúncios. Mas nos anos 50 a publicidade se tornou rápida e moderna, com isso as traduções dos anúncios americanos para os brasileiros não funcionavam uma vez que eram textos grandes e sem objetivo e foi aí que um anúncio chamou a atenção. Dizia apenas: “Ah! Gente dinâmica prefere Kolynos!” , anúncio objetivo e curto, tudo que estava precisando.
Em 1950 vem a TV, que assim como os outros meios vai se transformando de acordo com as necessidades da sociedade e época. Começa com moças bonitas anunciando os produtos, depois vem os jingles, animações de desenhos, pequenos filmes e depois com o vídeo tape passam fazer comerciais gravados.
A evolução dos meios de comunicação foi muito importante para se chegar ao poder de persuasão que se tem hoje , uma vez que, a publicidade tem um papel forte na construção de uma sociedade, com o poder de influenciar e convencer de acordo com a vontade dos anunciantes, e fazer com que produtos se tornem objeto de desejo de toda uma geração.
...