FICHAMENTO DO LIVRO: O QUE É BELEZA
Por: Priscilla Bittencourt • 7/6/2018 • Trabalho acadêmico • 644 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
FACULDADE DE ARTES
FICHAMENTO DO LIVRO “O QUE É BELEZA”: CAPÍTULOS 01 E 02.
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MANAUS - 2018
CAPÍTULO 1 – “Que me perdoem, mas, beleza é fundamental”
- Capítulo introdutório da obra, inicia o leitor com a citação “a beleza é fundamental”, de Vinicius de Moraes, onde fala sucintamente sobre a necessidade de uma “experiência estética” do ser humano. p.8-9
- Defini “estética” como “um conjunto de ideias filosóficas com a qual se procede a uma análise, investigação ou especulação a respeito da arte e beleza”. p.8
- Para os antigos, o belo estava ligado a noção de “Bem” (Platão). Somente na contemporaneidade é que os termos “estética” e “beleza” foram associados. p.8-9
- Defini “experiência estética” como a “experiência que temos em frente a um objeto ao senti-lo como belo”. p. 9
- Outros autores defendem que “experiência estética” se divide em três experiências: da beleza, do sublime e do gracioso. Ressalta que a beleza é o componente mais importante. p.10
- Aborda como algumas correntes filosóficas rejeitaram a ideia de “belo”, porém, ao mesmo tempo a reutilizam com um “aspecto de reconstrução da natureza e da sociedade”.
- Cita que “objetos não tem apenas utilidade, mas, estilo”. Ressaltando assim o caráter fundamental da beleza e seus vários usos para descrever algo como belo. p.11
- Nossa relação com a beleza pode ser prática ou estética. Na prática interessa a função e na estética a forma. p.12-13
- Logo, conclui que a beleza não está relacionada com formas, medidas, proporções...etc, mas sim uma simples relação entre sujeito e o objeto, algo inteiramente individual. p.13-14
- A beleza é um conceito “ideal”, “um horizonte em direção ao qual caminham os objetos particulares que são “belos”. p.15
CAPÍTULO 2 - Sentimentos e Símbolos
- O autor coloca sentimentos e símbolos como dimensões básicas do ser humano. No texto “sentimentos” são definidos como “experiências ou vivências” e “símbolos” como “pensamento e reflexão”. p.17
- Os sentimentos são organizados por meio do pensamento e da reflexão empregando-se a linguagem (sistema simbólico). p.17
- Os seres humanos se distinguem dos animais por uma capacidade de simbólica de pensar sobre si próprio (representar o mundo através de símbolos). p.18
- As palavras e outros símbolos nos permite pensar em espaços ausentes, retomar o passado ou planejar o futuro (prever acontecimentos). p.18
- “A consciência reflexiva humana dá-se através de símbolos, que ordenam, classificam e representam o mundo.”. p.18
- As palavras (sistema simbólico) traduzem uma vivência experimentada por alguém. Compreendemos o que estamos sentindo ao nomearmos os sentimentos. Ex: amor, ódio etc. p.19
- “As palavras e símbolos procuram tomar este sentir e representá-lo.”. p.20
- O termo “sentimento” possui várias definições, segundo Susanne Langer, um deles é “Sensação mais geral de nossa condição física ou mental,”. p.21
- Segundo o autor, sentimento “é sempre a primeira impressão que temos das coisas (mundo e de nós mesmos)”. p.22
- “O conhecimento nasce de uma articulação entre “significados sentidos” e os “simbolizados”. As palavras carregam seu significado racional e uma emoção relacionada a mesma. p.22
- “Toda compreensão é emotiva”. p.23
- O autor define “comunicação” como transmissão de ideias e significados com a menor ambiguidade possível. Já no termo “expressão” não há essa preocupação, pois, é a tradução do que o emissor está sentindo. p.24
- O autor discorre sobre a dificuldade de se comunicar uma mensagem sem exprimir os sentimentos. A linguagem classifica nossa percepção do mundo classificando-a em classes gerais: o conceito. p.26
- O mesmo a linguagem faz com os sentimentos, porém, não consegue descrevê-los exatamente, o que faz as pessoas recorrem a “metáforas”. Ex: doí feito uma “agulhada”. p.27-28
- Por meio da linguagem a criança (percepção sincrética) pode desenvolver sua consciência reflexiva que vai refinando-se e abstraindo-se com as experiências (percepção analítica). p.29
- Vários autores concluem que “o sentimento é a forma primitiva do conhecimento, a primeira maneira de se conhecer o mundo” p. 29
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