TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme os 300

Por:   •  13/3/2018  •  Resenha  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

CEMA

14/03/2018

Rhainara Teixeira     3º ano A

Alexandre, O Grande

O filme retrata a vida de um grande conquistador, Alexandre. O que mais é impressionante no filme, são as cenas que retratam a educação grega pautada na filosofia e fortemente militarizada. O desejo que Alexandre tinha de conquistar o mundo também estava explícito na vontade que este tinha de fazer com que este modelo de educação fosse transmitido entre os povos. Alexandre fora um nobre educado e criado para ser guerreiro, apesar de que seu Pai Filipe II achava que ele não era corajoso suficiente para luta e sim, mimado demais pela mãe, logo daria um excelente poeta, músico ou escritor. Quando criança, era obrigado a lutar com semelhantes, porém, nestas batalhas, perdedores e vencedores se respeitavam. Talvez, por isso Alexandre sempre devolvia as cidades conquistadas aos reis derrotados, fazendo deles, aliados. 
A obra também nos faz refletir sobre como a educação dada a uma criança pode refletir em sua personalidade, no caso de Alexandre, este presenciou os dois extremos: de um lado a mãe o incentivava a ser um guerreiro forte e vencedor; do outro, um pai que o subestimava. 

Em 334 a.C., Alexandre, rei da Macedônia, entra com seus exércitos na Ásia Menor, depois de controlar toda a Grécia. Aos 23 anos de idade, o macedônio derrota o principal exército persa. Em 333 a.C. o controle macedônio de todo o Oriente, até o vale do rio Indo, lidera outras regiões sem interrupções significativas. É o fim do Império Persa e o começo de uma nova época, a do helenismo.

Os caminhos trilhados por Alexandre e sua tropa resulta nas conquistas da Síria, Fenícia, Palestina, Egito. E, de volta, em direção à Babilônia, Susa, Persépolis e além. Na Fenícia e na Palestina somente as cidades de Tiro e Gaza oferecem a Alexandre alguma resistência: Tiro resiste ferozmente a 7 meses de cerco e Gaza, fiel aos persas, cai após 2 meses. Durante estas campanhas, toda a Palestina, pertencente ao Império Persa, é anexada ao novo império, sem maiores problemas. Inclusive a comunidade judaica que vive em Jerusalém e arredores

Tróia

O filme Tróia é baseado no texto poético a Ilíada.

A guerra de Tróia iniciou-se quando os aqueus (primeiros Gregos seminômades) começaram a atacar Tróia, com o objetivo de vingar contra Paris que se apaixonou por Helena de Esparta a mulher mais bela do mundo e os dois fugiram para Tróia. Helena era esposa de Menelau, irmão de Agamenon. Por esse episódio começar a gerar o sentimento de raiva que acabaram influenciando os espartanos e troianos, no qual, deram início a guerra de Tróia.
Durante a guerra, Aquiles se revolta e abandona-a. Após um tempo ele volta e enfrenta seu maior adversário Heitor e mata-o, pela fúria que ficou por ele ter se confundido e matado Pátroclo. Aquiles arrasta Heitor para que toda a cidade de Tróia o pudesse ver que ele estava morto. O pai de Heitor disfarçado entra na tenda de Aquiles e pede para sepultar com dignidade seu filho e Aquiles concebe seu pedido. 

A guerra de Tróia durou dez anos, com lutas violentas e grandes massacres. Faz-se necessário citar o duelo ente Aquiles e Heitor, onde Aquiles ganha a batalha e arrasta o corpo de Heitor ao redor dos muros de Tróia como se fosse um troféu. Durante a noite o rei Primo, vai até Aquiles e pede que ele o devolva para que se possa realizar um funeral digno e é estabelecido 12 dias de luto. O rei Primo demonstra um profundo respeito pela pessoa humana, ele ensina a seus filhos ao valor da honra, do respeito e da dignidade. Esse profundo respeito pelo outro é manifestado no resgate do corpo de seu filho.
Quando o luto chegou ao fim, iniciaram a novamente a guerra. Apesar do grande esforço dos gregos, eles não conseguiam passar pelos fortificados muros de Tróia. Foi aí que decidiram colocar em prática a ideia de Ulisses, construir um cavalo de madeira, onde pudesse colocar no seu interior os melhores soldados. Assim aconteceu e entre os bravos guerreiros estava Aquiles, um semideus, filho de da deusa Tétis e do humano Peleu. Este cavalo foi abandonado na praia de Tróia, e ao perceber ausência dos soldados, o rei de Tróia acreditou ser um presente dos deuses, e levou-o para interior dos muros. De madrugada, enquanto os troianos dormiam, os soldados inimigos invadiram suas casas, exterminando quase toda a população, matando seu rei, e colocando fogo na cidade. Porém, nesta batalha, Aquiles recebe uma flechada no calcanhar, disparada por Páris, causando a sua morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com