TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Linguagem Teatral

Por:   •  2/11/2018  •  Ensaio  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO

DISCIPLINA: Fundamentos da Linguagem Teatral                PERÍODO: 4º

DOCENTE: Thaíse Luciane Nardim

DISCENTE: Joel César Aires Ribeiro

ANÁLISE DO ESPETÁCULO TEATRAL:

 Princípios de análise:

1) No teatro, TUDO significa alguma coisa.

2) Não existe NENHUMA peça (nem obra de arte, nem ação humana) que não signifique nada.

Lembretes: 1) trata-se de uma análise do espetáculo, e não da dramaturgia, exclusivamente.

2) O teatro não é uma ciência exata. As análises feitas por pessoas diferentes serão sempre diferentes.

DADOS

Nome do espetáculo:

  • “Alice”

Companhia responsável pela encenação:

  • Grupo Faces Jovens

Procedência da companhia:

  • Mato Grosso

Responsável pela dramaturgia:  

  • Wanderson Lana

Outras observações sobre a equipe:

  • Fundado em 2009 com a intenção de fazer projetos sócias em comunidades.
  • Eram atores todos jovens.

CONTEXTO

Local, data e horário da sessão assistida:

  • Teatro SESC Palmas, no dia 10/05/2018, tendo início as 20h.

Tipo de sala:

  • Palco teatral convencional, sala com capacidade de 260 lugares.

Entornos da sala e acesso:

  • Espaço externo para “espera” do espetáculo, possui estrutura de iluminação, projeção digital, sonorização, ambiente acústico.

Comercialização dos ingressos:

  • Vendas na própria bilheteria, no valor de R$: 5,00 no caso dos alunos de Teatro, pagamos meia entrada.

Número aproximado de espectadores (visual):

  • Aproximadamente 90 pessoas. 

Informações visuais/comportamentais sobre o coletivo de espectadores:

  • O público gostou desde o começo, chegando a ovacionar o elenco e aplaudindo de pé.

MATERIAL EXTRA-CÊNICO

Impressões gerais sobre a divulgação:

Cartaz:

  • Os cartazes que estavam expostos eram apenas do Sesc A. das Artes em geral. Existiam vários banners espalhados na sala de “espera”. Inclusive estavam referindo ao espetáculo da noite.

Programa:

  • O espetáculo fazia parte da programação do Sesc Amazônia das Artes.

Gênero informado no programa, caso haja:

  • LGBTQ+ / Classificação indicativa: 14 anos.  

Informações no material sobre apoio, patrocínio, programas de fomento:

  •  Sesc Amazônia das artes, Grupo Faces Jovens.

 Outros (banner, bilhetes, fala do produtor, etc):

  • Na entrada do Sesc e entorno da sala de espera, tinha o cartaz com a programação geral. Possuindo também o banner da companhia de teatro com informações sobre o espetáculo.

DESCRIÇÃO DE FORMA-CONTEÚDO:

A criação da dramaturgia é individual ou coletiva? Duração:

  • 50 min.

Tipo de palco e/ou uso do espaço1:

  • Teatro convencional, com separação usual entre palco e plateia, fizeram o uso de todo o espaço do palco. (Palco Italiano)

Uso da cortina? Uso dos “três sinais”?

  • Cortina não, Sim.

Material cenográfico:

  • Porta sobre rodinhas.

Figurinos:

  • “Uniforme escolar”, calça, saia.

Iluminação (cores, efeitos, blackouts , mudanças bruscas etc):

  • Luzes centralizado no palco, luzes avermelhadas.

Sonorização mecânica (música? sons incidentais? outros?):

  • Fizeram o uso de músicas: MPB, funk, pop.

1 Ver material anexo.

Sonorização ao vivo:

  • Não.

Tipo de actantes (atores? bonecos? outros?) e número:

  • Total de 10 atores. 

Tipo de texto falado (diálogo? monólogo? texto projetado? poemas? depoimento? outros?):

  • A maior parte do espetáculo foi desenvolvida sobre diálogos e monólogos.

Uso do corpo (dança? Acrobacias? outros):

  • Durante o espetáculo o grupo dançou algumas músicas.

Usos da voz: (diálogos, canto, voz in off etc):

  • Sim, durante todo o espetáculo pode ouvir e compreender perfeitamente os diálogos entre o elenco.

Outros (projeção de vídeo, fumaça etc):

  • Não

Como o público participa da peça?. :

  • Plateia assistindo pacificamente.  

As mudanças de cenário e de luz eram evidentes, ou eram sutis?

  • Bastante evidente. 

Há mulheres atuando no espetáculo?

  • Sim.

Há pessoas negras atuando no espetáculo?

  • Sim.

ANÁLISE DE FORMA-CONTEÚDO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com