Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física
Por: 178fire • 24/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.907 Palavras (8 Páginas) • 591 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Adson Guilherme Martins
RA: 1144842
Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 2
Taguatinga - DF
2020
Descrição da atividade
Com base nas leituras propostas para este ciclo de estudos, escolha um/a jogo/brincadeira que não esteja indicado/a na Unidade 3 do Caderno de Referência de Conteúdo "Jogos e Brincadeiras I" e descreva-o/a nas três dimensões do conteúdo. O exemplo indicado na página 105 com o jogo Amarelinho nos apresenta uma proposta de trabalho nas três dimensões:
• Conceitual: qual sua origem? Como podemos modificá-lo?
• Procedimental: praticar o jogo original. Experimentar as propostas de alterações que forem surgindo.
• Atitudinal: há colaboração durante o jogo amarelinha? De qual tipo? Podemos jogar com outras pessoas? Como ajudar para que o jogo se realize? E, se houver alguma criança com deficiência visual, como incluí-la? (COLPAS; RANGEL, 2014, p.105).
Resposta
Segundo a descrição de referências os jogos e brincadeira constituir através de novas habilidades, coordenação motora que tem como o desenvolvimento da capacidade metal, interação social e situações hipotéticas.
O processo de jogos e as brincadeiras inseridas nas escolas se percebem mais como o desenvolvimento do ser através de sentir, sonhar, testa a capacidade física, inteligência, força e superar obstáculos e a forma da capacidade de superação dos seus limites.
Através da aprendizagem de jogos e brincadeiras desta forma colocar maneiras lógicas de pensar através das diversas formas de desafios procurando estimular seu crescimento pessoal como ela ira se desenvolver através das dificuldades que ocorrem nas etapas do ciclo da vida escolar e pessoal controlando o ser motivador contribuindo expandindo a cultura e formação da sua ética pensando na empatia com o próximo.
As relações de brincadeiras e jogos estabelecem ao mundo interno e externo de criatividade, imaginação, superação dos seus limites, sonhos, e também mantém seu corpo saudável através de danças, artes marciais e peça de teatro.
.
O jogo da amarelinha, por exemplo, tem a função de estratégias, valores culturais, e corporais como a educação física mover e desenvolver o corpo obtendo agilidade, velocidade, girar o corpo, agachar como cultura corporal do movimento do corpo. E sua divisão se divide em: conceitual, procedimental e atitudinal. Que são componentes físicos como ginástica, jogo, ritmos, lutas. E a parti de autor espanhol Cesar Coll temos estes parâmetros curriculares nacionais( PCN) .Valores educacional de estratégias e compreensão que fornecem diretrizes ajudando na concentração, articulação da memória e definição dos objetivos.
O jogo tem a dimensão relacionando aos fatos aumentando suas informações sobre os jogos através de linguagens simples ele é abordado, assim que devemos observa a formas do jogo tático e visões mais claras do que fazer e como jogar e os alunos devem aprender a historia do jogo e como formas que foram passando de cultura para cultura com um objetivo simples para o fácil entendimento.
Devemos prestar atenção também com algumas regras: numero de participantes, material utilizado, situação, quem pratica local, ocasião, o tempo que envolver o jogo, para que ele serve: desenvolver a cognição, capacidade motora, memória, cultura corporal, raciocínio, espaço, agilidade, velocidade.
O jogo da amarelinha como ficou conhecida no Brasil ou jogo da macaca em Portugal é uma brincadeira de cunho popular especialmente para criança como descrito no estatuto da criança (Eca) de acordo com a legislação º8.069 do estado federativo da republica do Brasil considera- se criança ate a faixa etária de 12 anos incompletos sua origem do Frances” marelle” que significa em diminutivo amarelinha. Esse jogo tem umas das teorias que foram inventadas pelos romanos que mostram desenhos nos chão dos pavilhões das vias romanas, pois era inserido no estado é carregava cunho de simbolismos onde uma ponta estaria o céu e a outra o inferno talvez para demonstrar a passagem ou trajetória da vida diante as leis e a religião inserida na sociedade mostrando os limites para cidadãos.
Segundo as leis de diretrizes da Educação Nacional lei 9394/96, surgiu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são documento escrito que os professores devem repassar inseridos nas disciplinas (ou componentes curriculares). Esse documento tem conteúdos, que são dividido em 3 dimensões chamadas: "conceitual", "procedimental" e "atitudinal"
• conceitual (fatos, conceitos e princípios);
• procedimental (ligados ao fazer);
• atitudinal (normas, valores e atitudes).
Dimensão conceitual é o procedimento seria o que devemos saber sobre o jogo ensinar jogos que serão repassadas aos conhecimentos do tutor para os alunos aprendo as historias do jogo como se formou a sua origem os vários nomes conhecidos de cultura para cultura e esse jogos vão se definir de lugar pra outros lugares mudando às vezes de nome as formas de jogar não deve ser só aplicada em aulas teóricas.
Dimensão procedimental é conhecida na disciplina da educação física, pois envolve muito movimento corporal como ginásticas lutas ela esta ligada às possibilidades de compreensão do entendimento do jogo exemplo aqui neste contexto o jogo ou brincadeira de amarelinha, podemos perceber a parte da execução, adaptação, idade, sexo, força podem ser criados e recriados alem das dificuldades pode ser modificadas bem como suas possibilidades alteradas e estimadas para o aumento dos seus desenvolvimentos.
Podemos perceber que os jogos podem passar por amplas variações ,assim como na escolar regular ou irregular para se adequar aos seus alunos e o que eles precisarem para fazer essa atividade observando sempre o local e o espaço, pois as crianças precisam de um enorme lugar para brincar sem poder ser machucar este e um dos fatores principais para segurança dos alunos para não sofrerem acidentes caso como medida de proteção adicionar planos, bolhas de plástico , tirar metais, cadeiras, tesouras para proteger o local de coisas perigosas aos alunos.
...