HISTORIA DA FOTOGRAFIA DE MODA
Por: felipefini • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 1.675 Visualizações
RESUMO
Esse editorial busca compreender tanto a importância da fotografia para a moda como a moda para a fotografia, durante as pesquisar podemos ver a variação de formas para se fotografar moda e também de estilos existentes, portanto, escolhemos um deles para estudar um pouco mais a fundo. O mesmo, escolhido para o editorial, foi o Street Wear, com base no fotografo brasileiro Jacques Dequeker. Esse estilo que começou pelos skatistas, é basicamente a mistura de todas as épocas, onde cada um pode colocar seu estilo pessoal diferenciando dos demais seguidores da moda. O modelo de fotografia sugerido para este editorial foi em ambiente externo, com poses descontraídas.
Palavra-chave: Fotografia; Moda; Street Wear; Editorial.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4
HISTORIA DA FOTOGRAFIA DE MODA5
FUNDAMENTAÇAO DO TEMA ESCOLHIDO6
METODOLOGIA7
CONCLUSÃO8
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS9
INTRODUÇÃO
O editorial de moda é uma produção que envolve um ensaio fotográfico visando a divulgação de uma coleção ou marca. Além da função comercial, os editoriais tem a função de transformar as revistas em algo mais dinâmico. Nas revistas podemos encontrar editoriais de moda com looks montados a partir de diferentes marcas ou com apenas uma, ou seja, é um meio de compor uma ideia e propaga-la, fazendo com que ela se transforme em uma grande fonte de inspiração para novas produções e catálogos de moda. O editorial de moda pode ser utilizado em todos os meios de comunicações.
Por trás desse ensaio existe uma linguagem e conceito que irá mostrar às pessoas as tendências do mercado, é uma ferramenta publicitaria poderosa do mundo da moda. O fotografo, ao fazer o trabalho para um cliente, terá que pensar em como transmitir o conceito da marca (cliente) a partir da posição, iluminação, tipo de foto entre outras necessidades.
A fotografia de moda não envolve apenas o fotografo e a modelo, envolve uma grande equipe como diretor de arte, produtor, maquiador, produtor executivo, profissional de moda entre outros. É importante que o fotógrafo que deseja trabalhar com moda possua referencias sobre moda, história da moda, arte contemporânea e tendências para o ano e também conheça o trabalho de outros fotógrafos, para aprender, acompanhar as novas tendências e ter referencias.
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DE MODA
As primeiras fotografias de moda tiveram origens nos retratos fotográficos do século XX e nas gravuras de moda. O fotografo Adolphe Braun publicou um livro de 288 fotografias de Virginia Oldoini, Condessa de Castilglione, ela foi considerada a primeira modelo fotográfica de moda.
A fotografia de moda começa em 1880, ela está diretamente ligada à história das revistas de moda e do crescimento de modelos, e assim as duas histórias seguiram juntas. O crescimento do trabalho com modelos também é influenciado pela fotografia da moda. Quando as revistas de moda começam a ter ilustrações, em P&B, surgem à necessidade de se produzir fotografia, com isso as técnicas utilizadas vem sendo aprimoradas cada vez mais, e nomes de grandes profissionais como Edward Steichen, o primeiro grande fotógrafo de moda. Ele produziu a primeira capa fotográfica coloria que foi publicada na vogue em 1932.
Nos anos 70, marcou a era da fotografia cada vez mais ousada, pelo apelo sexual, conceitos de produção de moda, atitudes das modelos nas passarelas e estúdios e as liberações da época. Tornando os desejos de consumo mais intenso e explicito. Por ultimo, vem a fotografia digital e tudo fica mais fácil, surgindo novas técnicas e inovações em cores e texturas.
FUNDAMENTAÇÃO DO TEMA ESCOLHIDO
O estilo de moda escolhido para esse editorial foi o Street Wear, essa moda começou por volta de 20 anos atrás pelos skatistas, quando Brad Dorfman criou peças de roupas para este segmento, surgindo a griffe Vision Street Wear. O skate e o estilo Street Wear estão caminhando lado a lado.
Na década de 1970, 1980, foi a explosão do colorido. Na década de 1990, foi a inclusão das roupas largas. Depois disso surgiu a moda retrô, que voltou para as roupas justas. O Street Wear é basicamente a mistura de todas as décadas. No início eram os estilistas que influenciavam a moda das ruas, porem hoje em dia o que já se vê é a influência das ruas nas coleções. Nessa época esse estilo era usado somente por jovens e do sexo masculino, pela ousadia e mistura de estilos, porem, hoje em dia ele é usado por todas as pessoas, indiferente do sexo ou idade.
A Street Wear vai em direção contrária do visual arrumadinho, certinho. As roupas são largas, descombinadas, descomplicadas. É o desejo do exclusivo, da criação de cada um, de impor seu estilo e sua marca pessoal. Atualmente tem muita novidade dentro desse estilo, como estampas florais, de poá e de imagens renascentistas, além de tie-dye e das bermudas curtas, bonés e toquinhas. Esse estilo não se define só pelas roupas, os acessórios são fortes elementos para defini-lo.
Jacques Dequeker, famoso fotógrafo brasileiro de moda, já produziu a capa da revista “Vogue”, ganhou prêmios de melhor fotografo de moda pela ABIT. Um dos seus estilos de fotos é em cima do Street Wear. Em suas fotografias utiliza diversos tipos de cores e estampas, poses suaves e naturais, além de fazer foto em estúdios faz também o uso de ambientes externos.
Portanto a escolha do estilo Street Wear foi feita pelo fato de que ele vem crescendo muito de tempos para cá e também com a intenção de atingir o publico jovem, concomitantemente ganhando novos públicos, como adultos e mulheres. Ele pode ser resumido pela mistura de varias épocas e estilos criando um próprio, o Street Wear. Esse estilo é bem versátil, pois cada pessoa pode colocar uma identidade dela, fazendo com que fique diferente um dos outros, mas sem sair da moda Street Wear. O famoso fotógrafo de moda brasileiro Jacques Dequeker, é o que melhor representa o estilo de fotos que gostaríamos de produzir neste editorial.
...