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Historia da Música : Atonalismo, musica aleatório, neoclassicismo

Por:   •  1/10/2019  •  Bibliografia  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

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Atonalismo - Dodecafonismo - Serialismo integral

Atonalismo é termo aplicado à música que não se desenvolve a partir de um centro tonal. Em 1865, Wagner compõe a ópera “Tristão e Isolda”, a qual possui a duração de cerca de três horas, e seu prelúdio apresenta a peculiaridade para sua época de nunca definir a tonalidade, criando assim a primeira grande manifestação do atonalismo. A partir desta ópera, surgem diversas discussões acerca do sistema tonal, sendo que Shoenberg passou a acreditar que o sistema tonal esta¬va defasado e era necessária a criação de um novo tratado para substituí-lo, abrindo espaço para o que vem a ser conhecido como atonalismo. Sua principal característica é a total ausência de uma nota central, que consequentemente nos leva a ausência da tonalidade.

No inicio do Séc. XX Arnold Shoenberg desenvolveu um método chamado dodecafonismo baseado na criação de séries com 12 notas, Nesta técnica são construídas séries onde aparecem os 12 tons em uma sequencia definida pelo compositor, de modo que as notas não podem ser repetidas. Essa série poderá ser utilizada em sua forma original, invertida (intervalos ascendentes se tornam descendentes e vice-versa) figura 1, retrógrada (lida de trás para frente) ou invertida retrógrada (invertida e lida de trás para frente) figura 2; e, para completar o ciclo de 12 notas, cada uma das linhas pode ser transposta 11 vezes. Com esses recursos de composição destacados anteriormente, o compositor tem em mãos inúmeras séries desenvolvidas a partir da série inicial dodecafônica (doze notas cromáticas da escala), e a partir disto o modelo de composição ficou conhecido como serialismo. Além de Shoenberg, os principais compositores de período foram Alban Berg, Anton Webern e Claude Debussy.

Na década de 50 Olivier Messiaen abriu caminho para o serialismo integral com a sua peça “Mode de Valeurs et d’Intensetés”, onde ele propõe a utilização de séries para a intensidade, a duração e ataque em cima de uma estrutura modal (não Dodecafônica). Porém quem desenvolveu o serialismo integral foi Pierre Boulez juntamente com Milton Babbitt em 1951 ao perceber e estudar a possibilidade de um serialismo rítmico e dinâmico.

WAGNER, Richard. Tristão e Isolda – Prelúdio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fktwPGCR7Yw>.

Figura 1 Dodecafonismo

Figura 2 Dodecafonismo

Links de composições:

• WAGNER, Richard. Tristão e Isolda – Prelúdio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fktwPGCR7Yw>.

• “Mode de Valeurs et d’Intensetés” – Olivier Messiaen. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tippo8S5YlI

REFERECIA BIBLIOGRAFICA

• MOLINA, Sidney. Música Modal, Música Tonal, Música Atonal II: O Atonalismo.

http://www.cmozart.com.br/Artigo9.php

• https://hendersonpessoal.wordpress.com/2015/03/08/serialismo-parte-ii/

• BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música.

• MEDEIROS, A. R. História e Crítica Musical: do Classicismo à Música Contemporânea. Batatais: Claretiano, 2016

Aluno: Pamella P Duarte

Musica Aleatória

O termo foi inventado pelo compositor Pierre Boulez para descrever trabalhos cujo aos executores eram dados certas liberdades com ressalvas para a ordem e repetição das partes da obra musical. Suas principais características consistem em alguns elementos da composição que são deixados ao acaso, e procura maior liberdade ao jogar com certo grau de imprevisibilidade e sorte, tanto durante o processo de composição, como no processo de execução. Escolha de timbres não tradicionais, dando espaço para qualquer material que produza som também é característico da musica aleatória. No processo da execução, o executante tem varias maneiras de apresentar, a altura das notas podem ser indicadas mas não sua duração, ou vice-versa. Nesse estio também é muito comum quem em algumas peças, nem mesmo as notas eram fornecidas, apenas uma série de símbolos, um diagrama, um desenho ou nada mais que uma ideia, tudo para ser livremente interpretado, que levava a ter uma notação não tradicional.

John Cage foi o primeiro a produzir esse tipo de composição em grande escala.

Outros nomes também importantes para esse estilo são Charles Ives, e Henry Cowell, ambos empregavam os conceitos aleatórios contemporâneos em suas obras e execuções.

Links de composições:

• John Cage – Music of Changes

https://www.youtube.com/watch?v=NJsk_tcuS04

• Henry Cowell - Mosaic Quartet

https://www.youtube.com/watch?v=LTMaBFbp0s8

• Charles Ives - The Unanswered Question

https://www.youtube.com/watch?v=vXD4tIp59L0

Referência Bibliografica

• GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna.

Jucineia Adineia Bento Rossoni

Tema: Neoclassicismo

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