Historia do Blues: DEFINIÇAO DE METRICA DA KARLA
Por: Hunger Games • 12/3/2016 • Seminário • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
Falas sobre o BLUES
Slide 2- DEFINIÇAO DE METRICA DA KARLA
Slide 3- O gênero surgiu nos Estados Unidos a partir do século XVII(17), quando os escravos negros da região sul faziam canções de trabalho nas plantações de algodão e outras músicas relacionadas a sua fé religiosa.
O blues só se tornou conhecido depois do término da Guerra Civil Americana, porque ele começou a representar a essência do espírito da população afro-americana.
Slide 4- Alem das características já ditas no slide anterior (ler o primeiro tópicos )
(ler o segundo tópico) podemos definir a palavra blues como "triste", "tristeza" ou até mesmo "melancolia". Uma definição completa e exata do Blues é muito difícil, pois se ele é um gênero musical, foi também muito mais do que isso para o povo negro que o criou.
Slide 5 - W. C. Handy, que é considerado o pai do blues, alguns dizem que ele provavelmente ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava e observava um homem tocando seu violão com um canivete.
Charley Patton, que foi o primeiro artista popular do gênero foi na década de 20.
Slide 6- (so ler o slide)
Slide 7- Eles partiram no início da década de 40, a procura de melhores condições de vida e oportunidades, e como utilizavam de instrumentos musicais elétricos, novas possibilidades se abriram para muitos deles, permitindo que os adeptos ao gênero pudessem alcançar atingir níveis mais altos.
E também a primeira banda a ter todos os instrumentos elétricos. Explica o esquema**Muddy Waters,foi uma grande influência para famosas bandas, como The Beatles e Rolling Stones.**
Slide 8- Como o Willie Dixon que com seu baixo acústico tradicional e sua voz grave, ficou sendo considerado o "poeta do blues”. O Howlin' Wolf, que foi um guitarrista e gaitista, ficou famoso por sua voz rouca. E o incrível B.B.King, considerado “rei do blues” e se consagrou por ter colocado a guitarra solo como elemento central, criando um estilo de forma pura e melódica e com características únicas.
Slide 9- ( este explicar o esquema) Nos anos 60, o gênero serviu de fundamento para a criação de um dos maiores estilos musicais: o rock. Elvis Presley tinha sua origem totalmente enraizada no blues. E como já dito anteriormente, Bandas como Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin também foram totalmente influenciadas pelo mesmo.
Slide 10- (ler os três topicos tópicos) Durante os anos 70, o estilo começou a perder seu espaço para outros gêneros com elementos eletrônicos, especialmente da era Disco. No início dos anos 80, as apresentações de blues começaram a ficar cada vez mais escassas, pois a própria moda da época rejeitava a sua tendência, entrando em contraste com a fase "Dancing”.
Slide 11- graças ao guitarrista americano Stevie Ray Vaughan, o gênero ganhou novas forças porque o músico começou a regravar clássicos e a criar sua própria marca, unindo elementos típicos do blues lá de Chicago, como Albert King, B.B. King e Howlin' Wolf, com o de Jimi Hendrix.
Slide 12- Após a morte de Vaughan, o gênero nunca mais teve a mesma força de antes, sendo gradativamente esquecido pelas massas a partir dos anos 90. Em razão do apelo comercial da indústria da música, o blues tomou uma proporção cada vez mais limitada, algo definitivamente diferente do que se via na época de sua criação.
Slide 13- As características essenciais do Blues - swing, poema de 12 compassos, alterações da escala maior - são encontradas, de um modo ou de outro, em um número considerável de artistas de gêneros e estilos tão diferentes como Ornette Coleman ou Frank Sinatra, os Rolling Stones ou Doc Watson, e até na Europa do Leste e a Ásia! De Johnny Holliday a Michel Jonasz, pouquíssimos artistas atuais de música popular seriam o que são, sem um empréstimo frequente do Blues.
Slide 14- (ler o tópico) Mas, se o apreciador do Blues reconhece instantaneamente "sua" música, raramente é capaz de situar seus contornos e limites, e muito menos retratar sua história e sua evolução. Como consequência, muitos conflitos vêm da ausência de uma análise em profundidade, ativada até em data recente pela fragilidade da pesquisa etnomusicológica norte-americana nesse campo.
...