Joaquim manuel de macedo
Por: Vinicius Portugal • 3/12/2015 • Resenha • 800 Palavras (4 Páginas) • 674 Visualizações
Joaquim Manuel de Macedo
Joaquim Manuel de Macedo foi um, médico, jornalista, político, professor, romancista, poeta, teatrólogo, memorialista e escritor brasileiro, autor de “A Moreninha”, considerado o primeiro romance representativo da literatura brasileira. Foi professor de História do Brasil no Colégio Pedro II. Joaquim é Patrono da cadeira de Nº 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL).[pic 1]
Joaquim Manuel de Macedo, filho de Severino de Macedo Carvalho e Benigna Catarina da Conceição, nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro, no dia 24 de Junho de 1820. Em 1838, mudou-se para, a então capital federal, Rio de Janeiro. Em 1844, formou-se em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, exercendo a função por um curto espaço de tempo, naquele mesmo ano, estreou na literatura publicando, o que viria a ser seu romance mais conhecido, “A Moreninha”, o que lhe rendeu fama e fortuna tão intensa que o fez abandonar a medicina e ter dedicação exclusiva ao jornalismo e a literatura. Ao abandonar a carreira de médico, deu aula de História do Brasil no Colégio Pedro II, criou laços fortes com Dom Pedro II e a Família Imperial e foi professor dos filhos da Princesa Isabel.
Fundou, em 1849, juntamente com Gonçalves Dias e Manuel de Araújo Porto Alegre, a Revista Guanabara, local onde publicou grande parte de seu poema-romance “A Nebulosa”, considerado pela crítica, um dos melhores do Romantismo. Atuou também como deputado federal provincial e como membro do Conselho Diretor da Instituição Pública da Corte. Por volta de 1850 fundou o jornal “A nação”, onde foi o principal articulador, apoiando o partido Liberal.
Sua obra é extensa e de grande importância para a literatura brasileira, tendo em vista que Joaquim foi responsável por ser um fundador do romance no Brasil e um dos principais responsáveis pela criação do teatro brasileiro. Em seus últimos anos de vida, desenvolveu alguns problemas mentais, o que ocasionou sua morte antes dos 62 anos.
Obras
Joaquim Manuel de Macedo foi o escritor mais lido no Brasil nas décadas de 40/50, parte desse feito foi dado a sua escrita fácil de se entender. Perdeu esse status para José de Alencar com “O Guarani”.[pic 2]
Principais Obras- Vestibular
Romances:
A Moreninha (1844)
O moço loiro (1845)
Os dois amores (1848)
Rosa (1849)
Vicentina (1853)
O forasteiro (1855)
A luneta mágica (1865)
Sátiras Políticas
A carteira do meu tio (1855)
Memórias do sobrinho do meu tio (1867-1868)
Dramas
O cego (1845)
Cobé (1849)
Lusbela (1863)
A Moreninha
Descrição[pic 3]
Publicado pela primeira vez em 1844, A Moreninha, é a obra mais conhecida de Joaquim Manuel de Macedo. Tornou-se um best-seller em sua época; um dos livros mais lidos de nossa literatura no século XIX e ainda hoje continua sendo sucesso entre o público leitor interessado em divertir-se e emocionar-se com uma narrativa simples, fácil, tipicamente romântica. A Moreninha é um marco do Romantismo. Foi a primeira e bem sucedida tentativa de fazer uma literatura que traduzisse o sentimento brasileiro, situada em solo nacional, com personagens que retratavam a classe burguesa em ascensão no Brasil imperial; a mesma classe a que pertenciam os leitores desse tempo que, portanto, se identificavam com a leitura, vista como lazer e informação.
...