Jogos Vorazes
Monografias: Jogos Vorazes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larikanopp • 11/11/2014 • 2.101 Palavras (9 Páginas) • 923 Visualizações
APS – Atividade Prática Supervisionada
http://www.fsg.br/
JOGOS VORAZES: A INFLUÊNCIA DA CENOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS
Fábio Miranda Xavier, Larissa Kanopp da Silva, Maria Eduarda Lopes Leite e Rafaela Toss.
Arquitetura e Urbanismo de Graduação da Faculdade da Serra Gaúcha.
Professor Supervisor da APS
Roberta Alina Boeira Tiburri
Resumo
Escrever entre 100 a 250 palavras. Introduzir o assunto, apresentar o tema, explicitar do que se trata o trabalho, expressar o método de pesquisa, objetivos e resultados obtidos ou, se for o caso, resultados esperados. Fonte Arial 10 de cor preta, alinhamento justificado, espaçamento 1,0.
Palavras-chave:
Primeira Palavra. Segunda Palavra. Terceira Palavra (Mínimo 3 e Máximo 5 palavras, separada por ponto). Fonte Arial 10 de cor preta, alinhamento a direita, espaçamento 1,0.
1. Introdução
O principal objetivo da pesquisa é analisar a influência que a arquitetura cenográfica exerce sobre a construção dos personagens da obra. Mais especificamente, objetivamos analisar as construções do espaço, as características arquitetônicas da Metrópole (Capital) e do Distrito 12, a relação dos personagens com o espaço e a influência que a arquitetura exerce sobre os mesmos.
Nosso trabalho se insere na área da arquitetura cenográfica, ou seja, na arquitetura enquanto suporte para a ação dramática. Nosso objeto de pesquisa é a obra literária de Suzanne Collins, Jogos Vorazes, publicado em 2008, e sua adaptação cinematográfica dirigida por Francis Lawrence e lançada em 2012.
A abordagem da pesquisa é qualitativa. Analisaremos as fontes de inspiração da cenografia do filme como um todo. Contudo, teremos como objetivo principal a análise de cenas do Distrito 12, onde as habitações são visivelmente precárias, e da Capital, onde a riqueza e a opulência estão claramente destacadas. Paralelamente analisaremos a influência que a arquitetura exerce sobre os personagens Katniss e Peeta, a partir do momento em que passam a viver cercados de luxo na Capital/Metrópole.
A obra se passa em Panem, uma nova nação que surge após o fim da América do Norte, constituída por 12 distritos e comandados pela Capital. A história tem início quando Katniss se voluntaria no lugar de sua irmã Prim, a qual foi sorteada como tributo feminino no 74º Jogos Vorazes. O jogo foi criado pelo governo da Capital após uma tentativa de revolta da população e consiste na escolha de dois adolescentes de cada distrito como tributos. Os “sorteados” são mandados para uma arena de combate controlada por computadores, em que são obrigados a lutar até a morte para que reste somente um vencedor. Peeta Mellark, um antigo conhecido da família, é escolhido como tributo masculino e Katniss se vê divida entre a luta pela sua sobrevivência e seu suposto amor por ele. Por fim, os dois personagens desafiam o sistema dominante sendo igualmente vencedores e provocam profundas mudanças em seu ‘país’.
2. Análise do Cenário
Os personagens Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) começam a história destacando como é a vida em seu humilde distrito. As cenas mostram que o lugar apresenta cores pálidas, praticamente neutras, mostrando o ar de insignificância que os distritos têm para a capital. Todas as nuances de cores em tons pastéis e acinzentadas demonstram a monotonia de uma vida sem graça que os moradores vivenciam. Além das cores fracas, a precariedade da infraestrutura, as condições sub-humanas em que a população é submetida e a escassez de alimentos aparecem nessas cenas também.
Em contrapartida, cores vivas e vibrantes marcam as cenas onde a Capital é apresentada (principalmente durante os shows de apresentação dos tributos). Isso se dá por que o intuito é atrair a admiração do restante da população, criando a ilusão de que é um lugar feliz e harmônico. Essas cores do ambiente (e também muito forte nos trajes que os personagens da elite na capital usam) demonstram o ser plástico e robótico que apresentam um ar fútil e arrogante. A decoração farta dos quartos, salas e palcos sempre com muito luxo e comida, enche os olhos de quem vê, trazendo uma ideia de falsa felicidade material. Assim, a partir da ida dos personagens para a metrópole, os mesmos passam a sofrer uma opressão psicológica vinda da diferença de ambiente e que refletirá na mudança de seu modo de pensar e agir.
No centro urbano/Capital, onde os jogos são realizados, a arquitetura analisada se insere num conceito nazista e monumental trazendo referências de Albert Speer, o qual era arquiteto-chefe e colaborador de Hitler na época em que o partido Nazi dominava. Albert juntamente com Hitler arquitetaria a nova Alemanha que iria nascer dos escombros da guerra. São magníficas as maquetes das cidades criadas por ele, porém em especial a de Berlim, que em sua cabeça seria a capital do novo mundo civilizado, foi criada com avenidas gigantescas e edifícios com cúpulas majestosas que a tornariam a Capital mais monumental existente. Observando a imagem que segue abaixo, podemos ver muitas semelhanças com o lugar onde ocorre a apresentação dos tributos, principalmente o ‘corredor’ central.
A ambientação que se segue no filme, é impressionante, porém ameaçadora e a intenção é justamente causar um sentimento de medo deixando os outros distritos ao mesmo tempo em que admirados com tamanha grandiosidade, também intimidados. Os prédios são grandes e monumentais e, dentre sua maioria, compostos de cores escuras que vão do cinza ao preto. O objetivo ao utilizar esses tons é de mostrar superioridade, reforçando a ideia de um ambiente frio e nada acolhedor.
Figura 1. Plano para reorganizar Berlim, com o emprego de longas avenidas, eixos e
uma cenografia extraída de Paris, da Roma antiga e de Washington. O ponto focal
de destaque seria o "Grande Salão", na extremidade
...