MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES
Artigo: MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Plugs • 29/4/2014 • 299 Palavras (2 Páginas) • 31.679 Visualizações
A origem do samba é complexa. Nesse processo estão incluídas outras manifestações como o Jongo, o Lundu, o Maxixe.
O lundu é possivelmente o primeiro rítmo afro-brasileiro em forma de canção acompanhade dança e que juntamente com o maxixe, influenciou o samba baiano. Já o Jongo, que tem semelhanças com o Semb Masemba de Angola,precursor do Samba, faz parte do conjunto das danças de umbigada que influenciou o Samba carioca.
O Jongo é uma forma de louvação aos antepassados, de consolidação de tradições e afirmação de identidades. Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos. São sugestivos dessas origens o profundo respeito aosancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigadas, que é uma pancada leve na região do umbigo, espécie de convite a dança.
No Brasil, o Jongo consolidou-se entre os negros escravizados que trabalhavam nas lavouras de café e cana de açúcar, do Sudeste brasileiro.
A poesia metafórica do Jongo permitiuque os praticantes da dança se comunicassem por meio de pontos que os capatazes e senhores não conseguiam compreender.
Batuque, Tambor, Caxambu, são outros nomes do Jongo. Ele é cantado e tocado de diversas formas, dependendo da comunidade que o pratica.
No Jongo, iniciado o toque dos tambores, forma-se uma roda de dançarinos quecantam em coro, respondendo ao solo de um deles, Os tambores e os batuqueiros estão sempre na roda ou perto dela. Sozinhos ou em pares, os praticantes vão ao centro da roda e dançam até serem substituídos por outros jongueiros. Muitas vezes, neste momento da substituição, nota-se o elemento coreográfico da umbigada, dança-seconforme se sabe. Uns dançam rodando, outros pulando ou arrastando os pés. Uns dançam devagar, outros rapidamente.
O Jongo é estruturado em roda e acontecia nos terrenos, próximo ou ao redor de uma fogueira. Hoje é possível assistir a apresentações em praças públicas.
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