Mapeamento do site VISUAL VIRTUAL MT Pesquisa, produção e critica em Mato Grosso
Por: JoaoGabriel1052 • 18/10/2021 • Monografia • 5.587 Palavras (23 Páginas) • 178 Visualizações
João Gabriel e Raymerson Gabriel
Mapeamento do site
VISUAL VIRTUAL MT
Pesquisa, produção e critica em
Mato Grosso
Escola Estadual Professora
Elizabet Evangelista Pereira
Setembro/2017
João Gabriel e Raymerson Gabriel
Mapeamento do site
VISUAL VIRTUAL MT
Pesquisa, produção e critica em
Mato Grosso
[pic 1]
Escola Estadual Professora
Elizabet Evangelista Pereira
Setembro/2017
[pic 2]
Sumário
Introdução.........................................................................05
Desenvolvimento...............................................................06
Oque encontramos em nós................................................06
O que encontramos em Imagens........................................09
Coletiva á deriva...............................................................14
Exposição olhares indígenas.............................................15
Projeto arte.......................................................................16
Oque achamos em processo.............................................17
Oque achamos em publicações.........................................20
Exposições......................................................................22
Vídeos.............................................................................22
Conclusão........................................................................24
Bibliografia.......................................................................25
Anexo...............................................................................26
Introdução
O site visual virtual é um site onde encontramos artistas, obras, pinturas, desenhos. Esse site fala sobre as obras que estão localizadas no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT-MACP-UFMT, Tribunal de Justiça de Mato Grosso–TJMT, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso-SEC-MT, o site foi criado em 2011 com o intuito de disponibilizar digitalmente a produção visual contemporânea do estado e toda a produção acadêmica correlata.
DESENVOLVIMENTO
O site visual virtual apresenta na sua pagina inicial, imagem de pinturas de renomeados artistas, exibi alguns tópicos na sua barra os seguintes itens Nós, Imagem, Processos, Publicações, Exposições e Vídeos, Em três línguas: Espanhol, Inglês e Português.
OQUE ENCONTRAMOS EM NÓS?
Em “nós” encontramos, apresentação, executores, financiadores e apoiadores.
- Apresentação
O Visual Virtual MT é o principal produto da pesquisa intitulada “Artes Visuais em Mato Grosso: acervo, difusão e crítica”, financiada pela CAPES (PNPD Institucional), iniciada em 2011 na Universidade Federal de Mato Grosso e tem como objetivo disponibilizar digitalmente a produção visual contemporânea do estado e toda a produção acadêmica correlata.
O projeto é executado pelo Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. Ludmila Brandão é a coordenadora do projeto que conta em sua equipe com as pesquisadoras Suzana Guimarães, Larissa Menendez (até 2016) e Giordanna Santos, bem como as bolsistas de
Iniciação Científica Célia Braga e Nathália Okde.
O VVMT conta, em seu acervo, com obras produzidas no estado desde a década de 70, especialmente após a criação, em 1974, da Universidade Federal de Mato Grosso, principal mobilizador das artes plásticas na capital e no estado. As produções visuais dos povos indígenas de Mato Grosso estão sendo paulatinamente incorporadas ao acervo, mediante interesse expresso por essas comunidades na difusão de sua diversa, rica e singular produção aesthésica, entendendo ser este o modo mais eficaz de abertura da sociedade à compreensão, conhecimento e interação respeitosa com esses povos.
Apesar da semelhança que o VVMT guarda com o formato de um museu virtual, o uso dessa categoria foi dispensado porque além das funcionalidades de um museu constituído pela reunião de um acervo de obras e de informações sobre elas e seus artistas, o site reúne outras categorias de documentos como textos acadêmicos e críticos, catálogos de exposições e matérias jornalísticas. Através da vasta reunião de documentos visuais e textuais, – alicerçada em uma pesquisa continuada – espera-se que o VVMT funcione como fonte para pesquisas acadêmicas vinculadas à História, à Teoria e Crítica da Arte e da Imagem, à Antropologia e à Semiótica Visual e outras disciplinas correlatas, mas também para a própria pesquisa artística, cujos procedimentos podem constituir em inovações no campo da pesquisa acadêmica, num esforço interdisciplinar ou, mais propriamente, num esforço entre os saberes científicos, artísticos e cosmovisões outras não ocidentais. A facilidade de acesso a esse material abre ainda um vasto campo de possibilidades investigativas que vão dos próprios processos criativos (as poéticas como espécie de metodologias artísticas) relacionando os elementos intrínsecos a seus processos constitutivos (técnicas, matérias e suportes), às reflexões teóricas sobre o estatuto da arte na contemporaneidade.
A escolha do nome – Visual Virtual MT – e a concepção da logomarca foram fundamentais para a própria predefinição do site. O nome “arte”, ou “arte visual”, como consta no título do projeto foi o primeiro obstáculo. Essa categoria Ocidental está definitivamente marcada por concepções hegemônicas fundadas em hierarquias que precisam ser expurgadas do campo das produções “aesthésicas”, ou seja, daquelas produções materiais e não materiais que possuem a capacidade de afetar corpos outros, de produzir sensações, situações, experiências. A Estética – criação ocidental com cânones restritivos -, conforme afirma Walter Mignolo, colonizou a Aesthesis que, ao contrário da primeira, reúne todas as formas e modos possíveis conhecidos e ignorados de realização de um evento – no Ocidente, chamado de fruição estética – que não se restringe ao campo da significação (semiótico), mas e, principalmente, opera sobre as sensações (aesthésico). Ao preferirmos falar em produções visuais, ou produções aesthésicas visuais, evitamos a armadilha das diferenciações rotineiras entre “arte” e “artesanato”, as predicações como “arte naïf”, “arte primitiva”, “arte indígena”.
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