Web Semântica estudo comparativo com a web 2.0, vantagens e desvantagens em sites com mecanismo de pesquisa
Por: Jhon Lima • 3/6/2018 • Projeto de pesquisa • 2.991 Palavras (12 Páginas) • 438 Visualizações
[pic 1]
Organização Sete de Setembro de Cultura de Ensino – LTDA
Faculdade Sete de Setembro – FASETE
Bacharelado em Sistemas de Informação
Jhonata Costa Lima
Pré- Projeto de Pesquisa
Paulo Afonso - BA
Set./2017
Jhonata Costa Lima
Pré- Projeto de Pesquisa
Projeto apresentado à disciplina Métodos de pesquisa, no curso de graduação em Sistemas de Informação da Faculdade Sete de Setembro (FASETE), no 6º período, turno noturno, como requisito parcial para avialação semestral.
Orientador: Prof. Cecília Maria Bezerra de Oliveira
Paulo Afonso - BA
Set./2017
SUMÁRIO
1. TEMA 03
2. TEMA DELIMITADO 03
3. PROBLEMA 03
4. JUSTIFICATIVAS 03
5. OBJETIVOS 04
5.1 OBJETIVO GERAL 04
5.2 OBJETIVO ESPECIFICO 04
6. METODOLOGIAS 04
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
7.1 WEB 05
7.2 WEB 2.0 07
7.3 WEB SEMÂNTICA 09
7. CRONOGRAMA 11
REFERENCIAS 12
Pré- Projeto de Pesquisa
- Tema
Web Semântica.
Tema Delimitado
Web Semântica estudo comparativo com a web 2.0, vantagens e desvantagens em sites com mecanismo de pesquisa.
Problema
Como a web pode ser mais inteligente e mais eficaz para os usuários aplicando os conceitos de web semântica na plataforma web e quais as vantagens e desvantagens dessa implementação?
Justificativa
Na Web há uma quantidade imensa de informações não pertinentes que é fornecida pelos processos de busca. As ferramentas de busca ainda enfrentam a dificuldade de executar pesquisas entre documentos que não estão diferenciados em termos de assunto, qualidade e relevância. Pensando no propósito de auxiliar as buscar, ajudar os consumidores a ter uma pesquisa mais direta no resultado esperado, entra os conceitos de web semântica, pois a web tradicional não é completamente capaz de diferenciar uma informação comercial de uma educacional, ou informação entre idiomas, culturas e mídia.
A Web Semântica representa a evolução da web atual. Enquanto a web tradicional foi desenvolvida para ser entendida apenas pelos usuários, a Web Semântica está sendo projetada para ser compreendida pelas máquinas, na forma de agentes computacionais, que são capazes de operar eficientemente sobre as informações, podendo entender seus significados. Desta maneira, elas irão auxiliar os usuários em operações na web.
A Web Semântica visa incorporar semântica às informações. Isso proporcionará não somente aos usuários entenderem as informações como também as máquinas. Ela pretende fornecer estruturas e dar significado semântico ao conteúdo das páginas web, criando um ambiente onde agentes de software e usuários possam trabalhar de forma cooperativa.
É um novo passo no desenvolvimento da internet marcado principalmente pela organização do conteúdo e pela interação inteligente do usuário com o material disponibilizado na rede. É a tecnologia de um novo passo na internet transformando a rede virtual de informações em um ambiente cada vez mais humano.
5. Objetivo
5.1 Objetivo Geral
- Analisar como a web semântica ajuda e facilita o usuário a pesquisar algo na web e analisar as vantagens e desvantagens da web semântica em relação a web 2.0.
5.2 Objetivo Específico
- Definir e caracterizar a web;
- Definir e caracterizar a web 2.0;
- Definir e caracterizar a web 3.0;
- Comparar e as vantagens e desvantagens da web 2.0 e a web semântica;
- Compreender como a web semântica auxilia os usuários.
6. Metodologia de pesquisa
Quantos aos objetivos essa pesquisa é Descritiva e Explicativa, pois tem como finalidade descrever como funciona a web semântica, assim como explicar como esse mecanismo acontece. Com relação a pesquisa descritiva Gil:
As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados.” Gil (2008, p.28).
Quanto aos procedimentos essa pesquisa é bibliográfica pois será desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos para o aprofundamento na área e para melhor entendimento sobre o assunto. Essa pesquisa tem como base os autores Ana Amélia Amorim Carvalho(2008) com sua obra: Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. Pierre lévy (1994) e sua obra: As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na Era, informática. Anibal de la Torre (2006) na Revista Electrónica de Tecnologia Educativa (2006) entre outros autores.
...