MÚSICA DE TRABALHO NA CLASSE
Projeto de pesquisa: MÚSICA DE TRABALHO NA CLASSE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LILYSANTOS79 • 7/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.971 Palavras (8 Páginas) • 1.751 Visualizações
ELISÂNGELA MARIA PEREIRA SANTOS
TRABALHANDO A MÚSICA
EM SALA DE AULA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é referente ao desenvolvimento de uma atividade individual, que tem como objetivo articular conhecimentos adquiridos ao longo do curdo de Letras, ancorados nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que remetem ao professor a observação de pontos importantes em sala de aula, como: a oralidade, a regionalidade e a cultura popular.
Para elaboração da atividade usarei como base o gênero selecionado, canção, e assim desenvolverei minha atividade partindo do ponto em que este gênero é muito amplo, possibilitando inúmeras atividades criativas.
Com a música já escolhida, Epitáfio, interpretada pela banda de pop rock Titãs, farei uma pesquisa de turmas dos Ensinos Fundamentais e Médios, para saber em qual ela se adéqua mais, onde é possível desenvolver melhor as atividades propostas com a música selecionada.
Farei a apresentação da letra da música, e na sequência, irei elaborar atividades para serem ministradas em sala de aula, onde se englobe relações de oralidade, regionalismo, cultura popular, produção textual, atividade intertextual, ritmo, melodia e buscarei forma de trabalhar levando em consideração a Língua Brasileira de Sinais.
Espero que com este trabalho eu consiga transmitir o conhecimento adquirido por mim ao longo do curso e me preparar para meu exercício docente.
DESENVOLVIMENTO:
A música que escolhi para trabalhar foi: Epitáfio, de autoria de Sérgio Britto, interpretada pela banda Titãs, o ano de sua composição foi 2001, mesmo ano em que um integrante da banda faleceu, vítima de um atropelamento por moto, dias antes da turnê do álbum. Copiei a letra de um site na internet.
Roteiro de atividades:
-Questionamento sobre o significado da palavra epitáfio e da expressão “Aqui Jaz”.
-Especificação do gênero a ser trabalhado. Apresentação da letra da música impressa, vídeo do ritmo e melodia.
-Pesquisa bibliográfica.
- Trabalhando o regionalismo.
- Analisando a canção quanto a Língua Brasileira de Sinais.
- Produção de texto.
- Intertextualidade e Literatura.
Letra da música:
EPITÁFIO
Devia ter amado mais, ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
-Justificativa:
A música Epitáfio hoje é mais executada na internet, foi executada nas rádios e na televisão nos anos de 2001 a 2003, foi tema de duas novelas.
A turma que escolhi para trabalhar a música foi o Terceiro Ano do Ensino Médio, já que é uma turma de alunos em fase de transição da adolescência para a fase adulta, onde muitos questionamentos são feitos. Normalmente alunos dessa série já namoram, trabalham, tem planos mais precisos para o futuro. São alunos com uma bagagem escolar maior, seria mais tranqüilo para trabalhar com a intertextualidade envolvendo a literatura. Eu como mediadora do conhecimento, acredito que a música é uma forma de chamar a atenção da turma, é uma oportunidade de fazer com que eles pensem sobre coisas importantes na vida, pois a música fala sobre coisas que alguém poderia ter feito em vida e não fez, e tem um arrependimento tardio.
-Questionamento sobre o significado da palavra epitáfio e da expressão “Aqui Jaz”:
Para iniciar meu trabalho, iniciaria a aula perguntando aos alunos se eles sabem o significado da palavra epitáfio, mostraria a eles algumas imagens a respeito do assunto e discutiríamos sobre ida a cemitérios, se eles já tiveram a curiosidade de ler inscrições em túmulos e chamaria a atenção deles para a expressão “Aqui Jaz”, comentando que epitáfio é um gênero textual tumular.
-Especificação do gênero a ser trabalhado. Apresentação da letra da música impressa, vídeo do ritmo e melodia.
Em seguida levaria para a turma a letra da música impressa, e colocaria o vídeo para que pudessem acompanhar o ritmo e a melodia.
-Pesquisa bibliográfica.
Dando continuidade os alunos farão uma pesquisa bibliográfica sobre a composição e a autoria da música.
...