Música: Timbre, altura, intensidade. Artes cênicas: Criação de narrativa
Por: ali1993 • 29/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.578 Palavras (7 Páginas) • 775 Visualizações
PLANO DE AULA 1:
CONTEÚDOS:
Música: Timbre, altura, intensidade.
Artes cênicas: Criação de narrativa.
CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA:
Segundo Wisnik, o timbre é a personalidade de cada voz, sendo que cada voz possui características próprias e únicas que diferenciam umas da outras, sendo assim, o timbre é como se fosse uma impressão digital. Explorar o timbre da voz de cada aluno na sala de aula, é como explorar sua identidade, as propriedades sonoras de cada voz, desse modo, alia-se a identidade sonora a altura e intensidade que cada um é capaz de alcançar.
OBJETIVOS:
Reconhecer os colegas e a si mesmo na sala de aula.
Conscientizar das diversas maneira de criação narrativa.
METODOLOGIA:
O primeiro momento da aula será uma dinâmica de apresentação, onde cada aluno terá de dizer seu nome com um tom de voz diferente do natural explorando as possibilidades de timbre e também de forma cênica. O segundo momento será a criação de uma narrativa, onde todos escreverão parte da história do colega, e no terceiro momento da aula será uma discussão com os alunos sobre os conteúdos que serão trabalhados durante do bimestre.
CRONOGRAMA:
DURAÇÃO
ATIVIDADE
10 minutos Dinâmica de apresentação.
10 minutos Dinâmica de criação de narrativa.
15 minutos Dialogar sobre os conteúdos que serão trabalhados.
10 minutos Diário de bordo.
RECURSOS:
Folhas sulfites.
Corpo.
AVALIAÇÃO:
Segundo as Diretrizes Curriculares para a educação básica o objetivo da avaliação é diagnosticar a aprendizagem dos alunos e também fazer com que haja uma reflexão sobre a ação de prática pedagógica, portanto a avaliação se dará a partir da percepção acerca da disponibilidade de cada aluno em participar das atividades propostas na aula e sua participação na criação musical e narrativa.
OBSERVAÇÕES:
PLANO DE AULA 2:
CONTEÚDOS:
Música: paisagem sonora na criação teatral.
Arte integrada.
CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA:
Schafer quando fala sobre paisagem sonora, propõe um passeio sonoro, que é a escuta atenta dos sons de uma determinada área, sons do ambiente, podendo atentar-se também para a altura e duração. Utilizaremos do passeio sonoro, para a exploração de uma cena, criando uma narrativa de sons com base nos timbres que os alunos podem explorar com seus corpos, vozes e objetos que tenham disponíveis.
OBJETIVOS:
Conscientizar de que música, dança, teatro e artes visuais estão integradas;
Desenvolver a criatividade para a criação de teatro com sons;
Ampliar repertório.
METODOLOGIA:
A aula se iniciará com um vídeo que demonstra as linguagens integradas, dança, música, teatro; para dar segmento a paisagem sonora, no qual farão grupos e escolherão um local da escola para selecionar os sons do local.
A segunda etapa da aula desenvolverão uma cena breve que se passará, dramaticamente, no lugar em que foram escutar a paisagem sonora, utilizando os objetos para obter os sons necessários para a ação, onde explorarão as possibilidades de organização musical, por meio da reprodução dos sons pesquisados.
CRONOGRAMA:
DURAÇÃO
ATIVIDADE
10minutos Vídeos integração música, dança e teatro.
5 minutos Em grupo, escolher um espaço da escola e listar seus sons.
15 minutos Desenvolver uma cena breve que se passará, dramaticamente, no lugar em que foram escutar a paisagem sonora, utilizando os objetos para obter os sons necessários para a ação. Explorar possibilidades de organização musical, por meio da reprodução dos sons pesquisados.
10 minutos
Compartilhar com a turma e avaliar diferentes possibilidades.
5 minutos Diário de bordo.
RECURSOS:
Vídeos;
Corpo;
AVALIAÇÃO:
Segundo as Diretrizes Curriculares para a educação básica o objetivo da avaliação é diagnosticar a aprendizagem dos alunos e também fazer com que haja uma reflexão sobre a ação de prática pedagógica, portanto a avaliação se dará a partir da percepção acerca da disponibilidade de cada aluno em participar das atividades de criação narrativa e na forma de solucionar os problemas que possam ocorrer em grupo, para o melhor aproveitamento do processo criativo.
OBSERVAÇÕES:
PLANO DE AULA 3:
CONTEÚDOS:
Artes cênicas: Dramatização, leitura dramática.
CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA:
As Diretrizes curriculares falam sobre a literatura dramática universal, da literatura brasileira, da oralidade (contos, lendas, cantigas populares), uma letra de música, um recorte de jornal, uma fotografia ou pintura, como um ponto de partida, pois estes contêm temas sobre situações relevantes do ser humano em sua relação consigo e com o outro,considerando a realidade dos alunos, para que possam questionar e reelaborar essas temáticas em peças cênicas.
OBJETIVOS:
Possibilitar a leitura de forma dramática.
...