O Desenvolvimento Psicomotor dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais
Por: Anderson Andrade • 23/2/2017 • Projeto de pesquisa • 1.641 Palavras (7 Páginas) • 617 Visualizações
[pic 1] | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS FACALE/UFGD - GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS | [pic 2] |
ANDERSON DA SILVA ANDRADE
O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR UTILIZANDO JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOURADOS
2014
ANDERSON DA SILVA ANDRADE
O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR UTILIZANDO JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Projeto de trabalho apresentado à disciplina de Estágio I como requisito parcial de avaliação da disciplina do Curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal da Grande Dourados
Orientadora: Flávia Janiaski
DOURADOS
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................04
2. OBJETIVOS .......................................................................................................05
2.1 Objetivo Geral ...........................................................................................05
2.2 Objetivos Específicos ..............................................................................05
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ........................................................................06
4. ABORDAGEM METODOLÓGICA ....................................................................09
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................10
- INTRODUÇÃO
O projeto O Desenvolvimento Psicomotor Utilizando Jogos Teatrais Na Educação Especial é uma proposta de trabalho apresentada à disciplina de estágio I, do curso de Artes Cênicas da UFGD. O projeto visa ajudar o desenvolvimento psicomotor dos alunos através de jogos adaptados que serão usados com alunos especiais todas as quintas e sextas-feiras, na Escola Especializada Arco Íris, durante o primeiro semestre de 2014.
Considerando que as escolas especiais são carentes de profissionais na área de artes surge o meu interesse em buscar conhecimento que por sua vez é escasso no que se diz respeito aos jogos teatrais trabalhados com crianças especiais que comparadas com a maioria das pessoas, podem ter diferenças físicas, intelectuais e sensoriais o que contribui para grandes dificuldades com interação no meio social.
A importância desta pesquisa se dá tanto por meu interesse pessoal em conhecer melhor o ensino especial como o interesse em poder contribuir de alguma forma ao bem estar das crianças que frequentam a instituição.
- OBJETIVOS
- - OBJETIVO GERAL
- Buscar e praticar teorias relacionadas ao exercício do teatro como forma de aprendizagem, recreação e desenvolvimento psicomotor às crianças portadoras de necessidades especiais da Escola Especializada Arco Íris.
- - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aplicar jogos teatrais como forma de recreação;
- Usar o teatro como forma de aprendizagem;
- Proporcionar o desenvolvimento psicomotor nos alunos;
- Conhecer a realidade desta instituição especializada;
- Aprimorar a comunicação, desenvoltura, concentração e espontaneidade dos alunos;
- Contribuir para a elevação da autoestima e bem-estar.
- Levantar dados para serem utilizados nos relatórios de Estágio I;
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O teatro é uma expressão artística milenar, vivida pelo homem desde sua ancestralidade mais distante até a atualidade, contribuindo de forma significativa para o complexo sistema de vida humana. É nutrido pela insaciável necessidade do ser humano em compreender ideias, sensações, sentimentos. Provocando, sensibilizando, emocionando e transformando a sociedade. Segundo os PCNs de Arte (Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte):
A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo. (Parâmetros curriculares nacionais: arte / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental, p. 57, 1997)
A teatralidade faz parte desde os primeiros anos escolares das crianças e a escola como instituição formadora do pensamento, deve se atentar a isto, para então dar oportunidades aos alunos de desenvolverem seus potenciais dramáticos, que é necessário não só como forma artística, mas também na vida cotidiana e crescimento pessoal. O teatro proporciona viver experimentos sensoriais diversos, que através dos jogos teatrais o jogador se coloca em condição de simulação, buscando nessa realidade equivalente seus anseios, conceitos e valores.
A finalidade do jogo teatral na educação escolar é o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural dos jogadores por meio do domínio, da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral, numa perspectiva improvisacional ou lúdica. O princípio do jogo teatral é o mesmo da improvisação teatral, ou seja, a comunicação que emerge da espontaneidade das interações entre sujeitos engajados na solução cênica de um problema de atuação. (JAPIASSU, 2001, p.26)
O estágio na Associação Pestalozzi de Dourados – Escola Especializada Arco Íris vem com a proposta de trabalhar o desenvolvimento psicomotor dos alunos com os mais diversos quadros de Condutas Típicas utilizando os jogos teatrais.
De acordo com o MEC (2005) Condutas Típicas é uma terminologia utilizada para caracterizar manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.
No que se refere ao psicomotor a ABP - Associação Brasileira de Psicomotricidade diz que é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
...