A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Por: Camila Turini • 24/5/2017 • Monografia • 11.105 Palavras (45 Páginas) • 544 Visualizações
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
Resumo
Este trabalho propõe algumas reflexões sobre a educação inclusiva, abordando a questão da inclusão social, ou seja, o processo de tornar participantes do ambiente social total a sociedade humana vista como um todo, incluindo todos os aspectos e dimensões da vida - o econômico, o cultural, o político, o religioso e todos os demais, além do ambiental todos aqueles que se encontram, por razões de qualquer ordem, excluídos.
Enfatizando a importância da socialização dos alunos com necessidades especiais nas instituições educacionais enquanto espaço de inclusão social. Com uma abordagem sobre a educação especial, em um quadro onde se tem ampliado muito o conhecimento. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, com autores que abordam a grande importância da inclusão nas escolas, através de pesquisas na área da psicologia, afirmam, ainda que a criança especial tem seu lugar nas salas de aula, independente de sua limitação ou dificuldade, o importante é estar incluído na escola, na sociedade, e ser uma pessoa com direitos e deveres.
PALAVRAS-CHAVE: Socialização, Ações, Educação, Sociedade, Contextualização, Aprendizagem, inclusão.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
1 - PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: NORMALIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO 11
- NORMALIZAÇÃO 12
- INTEGRAÇÃO 13
- INCLUSÃO 15
2 - LEGISLAÇÕES INTERNACIONAL SOBRE INCLUSÃO 17
2.1. DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DE MONTREAL 17
2.2. CONVENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICA 17
2.3. OUTROS DOCUMENTOS INTERNACIONAIS 18
2.4. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA 21
3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 24
4 - RELEVÂNCIAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 27
5 - O PRIMEIRO PASSO PARA A CONCRETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 30
6 - O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO 32
7 - DIVERSIDADE HUMANA 36
8 - A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 39
9 - CONCLUSÃO 44
10 – REFERÊNCIAS 45
INTRODUÇÃO
Com o presente trabalho, pretende-se ampliar o conhecimento e a discussão sobre esse desafio que é incluir as pessoas com necessidades especiais não somente na escola, mas em um contexto mais amplo que é a sociedade e principalmente no meio em que vivem.
A inclusão segundo Mader (1997) é o termo
[...] que se encontrou para definir uma sociedade que considera todos os seus membros como cidadãos legítimos. Uma sociedade em que há inclusão é uma sociedade em que existe justiça social, em que cada membro tem seus direitos garantidos e em que sejam aceitas as diferenças entre pessoas como algo normal (MADER, 1997, p.47).
Para efetivar uma educação inclusiva para todos é necessário considerar alguns preceitos, como a responsabilidade da comunidade escolar e local em acompanhar o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais, avaliar a aplicação das políticas públicas da inclusão, formação continuada dos docentes em uma prática social reflexiva, ações que valorizem as habilidades das pessoas com necessidades especiais.
Ao percorrer a história, vemos teorias e práticas segregadoras em todos os espaços da sociedade, uma minoria que frequentavam os espaços que transmitiam e criavam conhecimentos.
Todavia com o processo de industrialização, a criação de leis e o clamor da população de escola para todos, a educação caminha lentamente tornando-se mais democrática e plural.
Com a democratização do ensino, recebemos uma diversidade de alunos em nossas escolas. E para dar conta da missão de incluir a todos é preciso buscar novos caminhos e conhecimentos.
...