O ESTUDO DE CASO
Por: Ramon Elizio • 15/6/2019 • Abstract • 677 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
I. EXERCÍCIO 01 – Metaesquema
A inspiração para a representação do projeto gráfico das figuras 1 e 2 são os Metasesquemas do artista Hélio Oiticica. Onde na figura 1 mostra o inicio do processo e todo o estudo feito para o desenvolvimento da releitura. Na figura 2 a monocromia e as cores em destaque na sua composição demonstram a quebra do plano em relação à forma.
Em seus Metaesquemas o artista ainda mantinha bimensionalidade do plano, porem é possível perceber a quebra dos aspectos figura-fundo e o inicio da subversão do bidimensional. “Não é um desenho a guache [..]. Metaesquema significa que, pelo fato de eu não usar cor, usar pouca cor e usar papelão, continua sendo pintura. Porque o espaço é pintura.” (Oiticica, 1978).
FIGURA 1 – Mostra em sequencia a criação do projeto gráfico.
ELIZIO 2019
FIGURA 2 – Projeto gráfico finalizado conforme estudos dos Metaesquemas.
ELIZIO 2019
II. EXERCÍCIO 02 - Bólides
O artista Hélio Oiticica na sua produção artística Bólides coloca o participador em contato com diferentes artefatos de vidro, plástico e cimento, explorando, assim, a relação espectador-objeto de forma desinteressada e desvinculada de uma ação útil, estabelecendo uma relação puramente intuitiva. Nesta releitura de Bólides utilizei uma caixa de acrílico e miçangas comestíveis coloridas para analise da cor em pequenos pontos como nas composições dos artistas pontilistas. O deslocamento das miçangas dentro da caixa empreende uma infinidade de formas e inúmeras possibilidades de combinação de cores.
FIGURA 3 – Sequencia de movimentos feito com o Bólides.
ELIZIO 2019
III. EXERCÍCIO 03 - Maquete para Penetráveis
FIGURA 4 – Projeto gráfico para a idealização da obra.
ELIZIO 2019
IV. EXERCÍCIO 04 – Penetráveis
Em sua obra Penetráveis Hélio Oiticica transforma o espectador em participador. Fazendo o participador sentir e perceber a arte além dos olhos. Tornando assim Penetráveis em uma obra aberta. Nesta releitura de Penetráveis o ambiente preparado leva o participador por um caminho onde pode inter-relacionar-se com o vestido de noiva da forma que quiser. As placas de pedra ardósia tem a palavra SIM escrita de forma interrogativa e exclamativa incitando para as diversas reflexões que o casamento representa na sociedade atual. Ao final do caminho o espelho mostra o reflexo do participador dentro da obra.
FIGURA 5– Releitura do Penetrável em ângulos diferentes.
ELIZIO 2019
FIGURA 6– Sequencia de fotos que mostram a interação sensorial obra X espectador.
ELIZIO
...