O Ensinar e Aprender nas Diversas Classes Sociais
Por: nilto2828 • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 563 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
Tema: Ensinar e Aprender nas Diversas Classes Sociais
Publico Alvo: Alunos Multirrepetentes
Objetivo Geral: Assumir, como parte integrante da comunidade educativa, a construção de cidadãos que possibilitem a formação do ser humano-sujeito, inspirado nos princípios do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos,
Objetivo Especifico: Preparar os alunos para as exigências do mercado de trabalho e para a prática social, integrando as áreas do conhecimento e estimulando o pensamento crítico e reflexivo.
Justificativa:
Cada vez mais podemos observar a falta de interesse dos alunos tanto repetente como não repetentes das escolas publicas de região periférica isso torna- os incapazes de progredir e a querer algo novo para sua formação.
Essa defasagem de índice de multirrepetentes torna cada vez mais distante das escolas e assim levando os alunos a sair da educação, aumentando assim o índice de marginalização e desocupados. Ai gera uma duvida aos pais, comunidade e parte gestora da escola, afinal o fracasso é do aluno ou da escola? O ensino deve ter experientes equipes de professores, gestores e pais participativos na vida dos alunos. Devemos por meio de um projeto que visa trazê-los de volta para o processo de aprendizagem escolar chamado Ensinar e Aprender nas diversas classes sociais, onde o professor e o aluno possam aprender juntos e reaproximando-os de uma relação positiva e prazerosa com o conhecimento, o aluno passa o que sabe e também o professor, e exige modificações na organização do ensino, do currículo e da escola, uma vez que esses mesmos elementos integram o contexto de produção dos fracassos anteriores.
Assim, será apresentado no conselho escolar, poder elaborar uma proposta educativa que vise à aprendizagem dos alunos implica repensar o currículo, modificar o tempo, espaço e rotina da escola, instalando condições de trabalho e de formação para os professores, tais como redução de número de alunos por classe, reorganização da grade curricular e da duração das aulas e horário remunerado para estudo e trabalho coletivo dos professores.
Desenvolvimento:
É necessário que a escola problematize sua prática, identificando as contradições existentes e refletindo sobre uma organização de ensino que permita a todos aprender e isso se torna particularmente relevante quando se trata de atender a alunos já marginalizados pela estrutura vigente, ou pela parte gestora. A efetivação de tais medidas permite desenvolver uma atuação pedagógica sobre as diferentes dificuldades que esses alunos enfrentaram em sua história escolar, mobilizando-os novamente para o conhecimento e estimulando sua autonomia e autoconfiança na capacidade de aprender e na busca do saber sistematizado. Podem funcionar, contudo, como uma alavanca de transformação, ao desencadear a discussão sobre o fracasso, ao rever a estrutura e as condições do ensino em sala de aula, da escola e do sistema. Essas convicções levaram-nos a aceitar o desafio de participar do desenvolvimento desses projetos, produzindo materiais e coordenando programas de formação. Embora cientes de estar atuando apenas em um dos aspectos do fracasso escolar, acreditamos
...