O Futurismo no Brasil (resumo)
Por: gabieeh1 • 27/1/2017 • Projeto de pesquisa • 253 Palavras (2 Páginas) • 2.192 Visualizações
FUTURISMO NO BRASIL.
Este é apenas um resumo sobre um dos movimentos literários e artísticos originalizados durante um momento de guerra para se expressarem.
O futurismo deu início em 20/02/1909 (século.XX), sendo ele um movimento literário e artístico, e foi um poeta italiano, Felippo Marinetti que começou com a publicação do manifesto futurista.
Teve também uma participação na Rússia com influência do socialismo depois da Revolução Russa - 1917 (mil novecentos e dezessete) com o poeta Vladimir Maiakovski, fazendo ligação entre a arte e povo.
No Brasil, com artistas; Anita Malfatti e Oswald de Andrade, ligados ao modernismo que com muitas ideias e conceitos foram incorporando as obras dos mesmos, apresentando influências na Semana da Arte Moderna de 1922 (mil novecentos e vinte e dois).
Futurismo é dividido em duas partes: o pré-guerra e o pós-guerra, no pré-guerra; os representantes exaltavam ideias de violência e guerra porque achavam que conseguiriam “higienizar o mundo”, e o pós; defendia o fim do moralismo, ovacionando a revolução tecnológica e industrial.
Suas características eram: Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico; desvalorização da tradição e do moralismo; propaganda como forma de comunicação; poesias com uso de frases fragmentadas para dar a ideia de velocidade; defesa de ligação entre artes plásticas e mundo moderno; pinturas com cores vivas e contrastes, sobreposição da imagem traços e pequenas deformações com a ideia de movimento e dinamismo; uso de onomatopeias nas poesias.
Porém, foi se definhando aos poucos com o fim da Segunda Guerra Mundial, inspirando outros estilos artísticos advindos como o Dadaísmo, o Cubismo e Surrealismo.
...