O Significado da Arte na Educação
Por: alynne prado santos • 18/8/2016 • Resenha • 574 Palavras (3 Páginas) • 2.024 Visualizações
Alynne Prado Santos
Orientadores : Walesson Gomes e Cleder Tadeu
Artes Visuais Licenciatura Noturno - UEMG
Resenha : Metodologia do Encino de Artes - Fundamentos e Proposições
O Significado da Arte na Educação
A arte na educação foi considerada, em passado recente, como atividade de lazer e recreação na escola, a arte é um importante trabalho educativo, que procura, através da tendência individual, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade, sem ter como preocupação a formação de artistas. No seu trabalho, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolve a percepção, a imaginação, a observação e o raciocínio. No processo de criação, pesquisa a própria emoção, se liberta da tensão, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Em resumo a arte é o modo como o ser humano se expressa, representa, e compartilha suas experiencias e conhecimentos.
Sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, o contato sistematizado com o universo artístico e suas diferentes linguagens: arte cênica, cinema, desenho, escultura, pintura, literatura, teatro, dança, música, etc. A arte, ou expressão artística, é um dos maiores instrumentos de avaliação de o educador . Através dela, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental do aluno, suas predisposições, seus sentimentos, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor. O papel da arte na educação e grandemente afetado Pelo modo como o professor e o aluno vêem o Papel da arte fora da escola.(Ana Mae Tavares Bastos 1991)
Desenvolver um projeto de arte proporciona aos educandos ampliar suas habilidades artísticas: a sensibilidade, a reflexão, a percepção e a imaginação. Através de algumas dinâmicas e técnicas de pintura, os educandos se expressam livremente, manifestando suas emoções, seus interesses. Os alunos passam, então, a conhecer, apreciar e a refletir sobre as formas da natureza e o que foi produzido artisticamente em diferentes épocas.
A educação é uma das ações que definem nossa humanidade: o ser humano deixa seu status animal porque vai além dos instintos: compreende, reflete, cria e recria, critica, aprende e ensina. A busca do homem através da história tem sido sempre uma forma de compreender e transformar a realidade. O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao indivíduo conhecer a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e idéias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.
Pensar numa educação com Arte , é antes de tudo, pensar numa educação que dê ao aluno a chance de poder desenvolver seu potencial de criação e execução de suas atividades. Neste momento, a escola entra como uma espécie de elo entre o que a sociedade e o desejo do aluno em desenvolver atividades que suas vontades e seus sonhos, representem suas fantasias. É imprescindível aos gestores escolares, professores, e coordenadores, que são os principais responsáveis por construir ambientes de integração social e cultural e que têm o poder de promover a formação dos novos músicos, atores, artistas plásticos e etc , através do que deve ser de conhecimento de todos estes profissionais da educação: a participação na construção da proposta pedagógica da sua escola. Se a Lei determina, cada escola pode fazer suas mudanças, visando a melhoria do ensino por parte do professor e da aprendizagem por parte do aluno.
...