TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O WorkShop de Violão

Por:   •  22/2/2016  •  Seminário  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Numa banda com um guitarristas e um violonista, qual é a função de cada um?

      Bom geralmente, o violonista faz a base e o guitarrista o solo, os dois são importantes, mais o solo é o que se destaca mais, existem bandas que só tem um guitarrista que faz a base e o solo também.

     O solista precisa ter agilidade com os dedos é mais difícil ser um guitarra solo, enquanto a base geralmente é mais fácil porque é sempre tocado as mesmas notas no decorrer da musica.

      Por outro lado o violão base é que predomina,ou seja,é usado basicamente na música inteira. Já a Guitarra solo usa alguns pedais ou pedaleira,porém usada em partes da música.

     As diferentes são por diversos motivos, braços do violão geralmente mais grossos do que da guitarra. O numero de casas, a captação diferente ( timbre),o formato do corpo e entre outros.

*Observação: isso varia de uma banda para outra,ou seja,pode ser invertidos os papeis o violão solar e a guitarra segurar uma base.

Curiosidades

Quais as relações entre violão de seis cordas com os de doze?

       A pressão sobre as cordas que você terá de fazer será bem maior que no violão de 6 cordas, a pestana será bastante complicada por causa disso. Bends até que dá para fazer, desde que eles sejam de meio tom, hehehe. O legal do violão de 12 cordas é montar acordes com cordas soltas, o som é muito agradável! 

       No violão de 12 se trabalha mais com arpejos, slides e ligaduras com cordas solta, como havia citado a cima. 
      Costuma-se usar muito para bases ou riffs.

       Para palhetar você precisa ter uma palhetada muito mais precisa. Pode dedilhar também, mas precisa de uma unha bem comprida. 

Afinação do violão de doze cordas.

       O violão de 12 cordas tem as mesmas cordas do tradicional violão de seis. A diferença é que as cordas são agrupadas de duas em duas, tornando mais difícil a afinação. De baixo para cima, quando tocadas soltas, as cordas são Mi (E), Si (B), Sol (G), Ré (D), Lá (A) e Mi (E)

       Afinar não é tão difícil assim, vamos começar debaixo para cima. As mizinhas são afinadas iguais mesma oitava, a SI também iguais mesma oitava, a SOL grossa no tom dela mesma e a fina uma oitava acima, a RE grossa no tom e a fina uma oitava acima, a LA grossa no tom e a fina uma oitava acima e a MI bordão com a grossa no tom e a fina uma oitava acima. Fácil, tente e verá, utilize o afinador sempre para as cordas grossas tom normais e afine uma oitava acima as finas com exceção das SI e MIZINHA.

Quais as condições para fazer solos com o violão de 12 cordas?


          Tem como fazer,porém sempre serão solos simples. O lance mesmo é a base. 


Dicas de algumas marcas

         Muitas vezes olhamos o preço do produto e não a qualidade, mas se comprarmos um violão que seja um pouco mais caro e de boa qualidade, com certeza a qualidade das aulas, das musicas, do som, será bem melhor do que num violão de péssima qualidade, que às vezes por não serem fabricados com materiais ruins pode estar prejudicando e abafando a saída correta do som, fazendo com que a musica perca totalmente as notas certas. Por isso resolvi passar minha dica para vocês:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com