O novo papel da escola na modernidade, uma visão social
Por: adricris2008 • 24/5/2015 • Resenha • 515 Palavras (3 Páginas) • 671 Visualizações
“O novo papel da escola na modernidade, uma visão social”
De acordo com a nova legislação que esta em vigor, a escola moderna tem como objetivo principal conduzir o aluno a um desenvolvimento pleno, levando em consideração que o aluno em questão esta sendo preparado para ser um cidadão que exerça seu papel junto à sociedade e ao sair da escola esteja capacitado para o trabalho, sabendo respeitar sempre o seu semelhante conseguindo assim viver em sociedade.
A função social da escola nos dias de hoje esta dividida entre as variadas fontes de informações, pois nos deparamos como uma escola que tanto conduz o indivíduo ao conhecimento social e individual como lhe apresenta uma realidade onde as condições para ensina-lo são primarias principalmente nas periferias mais pobres.
As necessidades destes alunos em aprender são imediatas e a escola devido à falta de recursos materiais e até mesmo de profissionais qualificados lhes apresenta uma realidade adversa às necessidades de competições e igualdades de oportunidades oferecidas mercado de trabalho deste mundo globalizado.
A visão de mundo que a escola deveria ter nos tempos modernos é a de que estamos diante de uma realidade onde convivemos com o multiculturalismo, diversidade, autonomia que estão ligados a dois paradigmas, o de uma escola modernista e o de outra pós-modernista, ou seja, estamos diante de alunos com diferentes tempos culturais.
A escola moderna deve seguir a essência de sua função social que sempre será a de ensinar bem o individuo conduzindo-o sempre a produzir conhecimento respeitando sempre o seu tempo cultural, para que futuramente este indivíduo saiba exercer sua cidadania.
A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei 9394/96) permite que a escola redefina suas estruturas e seus projetos pedagógicos para que a escola consiga desenvolver da melhor forma possível qual é a sua real função social na vida de cada indivíduo.
Mas não basta apenas estudar sobre mudanças, se faz necessário que se reavalie as propostas já existentes e estar aberto a mudanças que permita a escola evoluir juntamente com o indivíduo que esta sendo preparado para viver em sociedade. Faz-se necessário para o desenvolvimento destes projetos de mudança que a escola tenha um relacionamento com os pais e funcionários da escola, visando à elaboração de projetos que envolvam a comunidade para melhor desempenho dos alunos para que todos consigam viver em sociedade.
Desta forma a escola conseguirá alcançar seus objetivos dentro de uma realidade vivenciada dia- a-dia em conjunto com toda a comunidade.
O mundo esta em processo de globalização onde novas propostas se apresentam todos os dias para gestores, professores, funcionários e toda a comunidade onde a escola esta inserida.
A escola só será considerada moderna socialmente quando conseguirmos associar o processo de ensino-aprendizagem ao papel do professor em relação ao aluno que com certeza são primordiais na evolução desta escola moderna com uma visão social globalizada.
...