TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modernos: O Período do Racionalismo

Por:   •  14/4/2016  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

  1. OS MODERNOS

O período do Racionalismo foi uma fase de transição entre a era medieval e a era moderna. Durante esse tempo, vários pensadores arriscaram suas ideias e formaram opiniões divergentes com base na fé, mito e razão. Na idade média, vivia-se uma tradição escolástica medieval, onde a autoridade máxima era a igreja, fonte de conhecimento seguro. Rigidamente militarizados, acreditavam na palavra divina. Com o passar do tempo, o homem foi desenvolvendo seus pensamentos, ele cresceu e se enraizou, embaçando-se em métodos científicos e matemáticos. Utilizaram inclusive a matemática como forma de explicar a razão e a realidade.

O racionalismo surge no século um a.C mostrando que tudo que é existente é decorrente de uma causa. Até que um francês destacou-se no Racionalismo por trazer a razão como fonte do saber. Esse francês, conhecido como René Descartes, questiona as tradições e vai se preocupar em se aprofundar num método, questionando a própria razão. Ele preocupa-se em relação à dúvida que temos do que a gente pode acreditar como verdade. Nesse período moderno, Descarte muda a forma de pensar do ser humano, criando as bases que conhecemos como ciência.

O Racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza, pela demonstração e análise, sustentados, segundo Kant, pelo conhecimento a priori, ou seja, o conhecimento que não é inato e nem decorre da experiência sensível, mas é produzido somente pela razão. Descartes diz que existiam três ideias; as adventícias, que são criadas através do nosso próprio sentido; as inatas, que não dependem da nossa experiência e estão conosco desde que nascemos e as factícias, criadas através da nossa imaginação.

A partir da sua obra “O discurso do método”, ele pergunta para o leitor qual o método que ele deve orientar seu pensamento para que ele atinja alguma coisa. Esse mesmo método é o do bem pensar com a razão, conhecido como método cartesiano. Ao longo da leitura, René Descartes diz que para construir um conhecimento seguro, é necessário ter uma certeza indubitável. Essa certeza é marcada pela famosa frase, “Penso, logo existo”, uma síntese da construção teórica de René.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com