PROJETO NAS ASAS DA POESIA
Trabalho Universitário: PROJETO NAS ASAS DA POESIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ubirajara • 25/1/2015 • 2.965 Palavras (12 Páginas) • 432 Visualizações
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA MUNICIPAL DE CULTURA
PROJETO
INTERDISCIPLINAR
“NAS ASAS DA POESIA”
Santa Terezinha, Goiás – 2009.
“As coisas vem por si até nós, desejosas de converter-se em símbolos – eis como ocorrem todas as coisas cheias de amor e ternura pedindo a palavra e o teu discurso: querem voar levadas por ti”.
Nietzsche
PROJETO “NAS ASAS DA POESIA”
Público alvo:
Alunos das Escolas Municipais de Santa Terezinha de Goiás.
Escolas envolvidas:
Escola Municipal Antônia Navarro de Abreu;
Escola Municipal Benvinda Leandro;
Escola Municipal Dª Martinha Pitaluga;
Escola Municipal João Durães;
Escola Municipal José Xavier Navarro;
Escola Municipal Pequeno Príncipe;
Escola Municipal Rafael da Luz.
Duração do projeto:
Início 02 de março;
Término 25 de junho.
1. Justificativa:
A poesia suscita nos homens sentimentos universais, ampliando a sua capacidade intelectual, sendo assim, a escola como disseminadora institucionalizada da cultura, pode e deve ser um lugar onde a aproximação com essa modalidade artística aconteça concretamente, permitindo ao aluno conhecer autores e estilos literários, visualizar a essência do poético, ensaiar seus próprios passos na poesia.
O contato com a poesia é constante em nossa realidade, seja nos bilhetinhos, nas frases de amor, nas músicas ouvidas, nas paixões vivenciadas; existe como parte inerente de nossa vida.
Partindo do pressuposto de que a poesia instaura um universo singular e amplo no qual, tanto o indivíduo como a sociedade, percorrem o caminho da cultura e da universalidade, exigindo à interação imediata do estudante a linguagem poética como maneira original de ver o mundo, dizer as coisas. A poesia não tem hoje nem ontem. Poesia é sempre uma expressão contemporânea, personificando, criando mundos e, emocionando.
Ela transita livremente por todas as emergências internas, integrando imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio, desenvolvendo uma máxima harmonia; o todo de suas faculdades sensíveis, espirituais, cognoscitivas, motoras...
Sobre essa perspectiva e tendo como referencial de que a aprendizagem está intimamente ligada às experiências; contaremos com um programa de ensino-aprendizagem real e concreto, que trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposições, reescritas e reestruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.
Essas sugestões podem ser adotadas se tornando ponto de passagem para uma visão nova, uma nova interpretação da aprendizagem, que fale não só a razão, mas ao sentimento e a imaginação, num universo bastante amplo de significações para os alunos, capaz de emocionar e, os encher de alegria e satisfação.
2. OBJETIVOS:
Geral:
• Desenvolver atividades que despertam no aluno a reflexão e compreensão da poesia como produção individual e coletiva de cultura e conhecimento, além de aproximá-lo da linguagem poética, familiarizando-o com a poesia, despertando nele o prazer de ler e ouvir poemas e, principalmente, motivá-lo a expor suas emoções, dar liberdade para criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.
Específicos:
• Aprender a ouvir, acolher e ordenar opiniões;
• Dar oportunidades para que a criança se aproprie, crítica e construtivamente, dos conteúdos aprendidos;
• Despertar o interesse e o prazer de ler poesias;
• Compreender a linguagem poética, revelando idéias, sentimentos e talentos na escrita de poesias;
• Utilizar a poesia como instrumento de aprendizagem;
• Assegurar a função social da poesia;
• Identificar-se com o sentimento das poesias lidas;
• Expor as poesias produzidas em varais e murais das escolas;
• Tornar o aluno mais competente na escrita e na busca independente de conhecimentos, relacionando essas práticas como fundamental no seu dia a dia;
• Classificar as diferentes formas de poesias;
• Valorizar os resultados dos trabalhos, individual e coletivo, celebrando o sucesso alcançado;
• Selecionar poesias para fazer parte de uma coletânea e, participar do concurso de intérpretes.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Os trabalhos realizados em sala de aula serão pautados na teoria construtivista. Na concepção de Paulo
...