PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO POSTAGEM
Por: DorenFocus • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 949 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
Aluno: Adalberto Vieira de Souza Junior - R.A.: 1609185
Polo Capão Redondo
2016
Aluno: Adalberto Vieira de Souza Junior - RA.: 1609185
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA,
referente ao curso de graduação em Artes Visuais, como um
dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.
Polo Capão Redondo
2016
RESUMO
Esta proposta de projeto visa a utilização de fantoches no processo pedagógico e através desta tão antiga arte, que vem acompanhando a humanidade a incontáveis milênios, fomentar o desenvolvimento do aluno nos variados aspectos. O projeto visa também, desenvolver na criança, a consciência de que muita sucata que poderia se transformar em lixo, pode ser reaproveitado e transformado em arte.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 6
2.1-Objetivos Gerais 6
2.2-Objetivos Específicos 6
3. DESENVOLVIMENTO 7
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7
3.2.1 Ambientes e Público-alvo 7
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 7
3.2.3 Propostas de Ação e Estratégias Didáticas 8
4 AVALIAÇÃO 9
4.1 RESULTADOS ESPERADOS 9
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Segundo pesquisadores, a prática do teatro de bonecos ocorre desde os tempos mais remotos da humanidade, desde práticas similares da Idade da Pedra, onde se utilizava a sombra das próprias mãos projetadas pela fogueira, e assim, o homem primitivo contava suas histórias. Entretanto, credita-se sua origem na antiguidade na China, Índia e Java. Segundo Ladeira & Caldas (2002, p.10):
O teatro de bonecos tem sua origem na mais remota Antiguidade. Acreditase que na Pré-História os homens se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas. Nessa época, as mães teriam desenvolvido o teatro de dedos, projetando, com as mãos, sombras diversas nas paredes para distrair os filhos.
Vivemos em um tempo onde a criança já nasce e é completamente envolvida em um ambiente altamente tecnológico. No entanto, o uso mal-direcionado da tecnologia, parece estar ameaçando sua capacidade de imaginar e a inventividade, com tablets, computadores e video-games que já determinam como ela deve brincar. Os métodos de educação tradicionais não podem, nem devem ser os únicos meios pelos quais a criança deve ser orientada.
É necessário dar a criança um meio pelo qual ela pode interagir consigo mesma, com outras crianças, com seu espaço, seu mundo. E nada melhor que esta criança utilizar sua imaginação criando um personagem ao qual poderá animar, assumindo papéis e interpretando a si mesma através do teatro de bonecos. O teatro de bonecos é um meio bastante versátil para se educar, já que pode ser utilizado na maioria das disciplinas, como uma forma divertida e barata de aprendizado.
2. OBJETIVOS
2.1-Objetivos Gerais
- Desenvolver a criatividade dos alunos
− Ensinar às crianças a importância de reciclar, reutilizar e reduzir.
2.2-Objetivos Específicos
− Dar oportunidade de a criança se expressar, de contar suas estórias, projetar seus próprios conteúdos ou outros conteúdos a serem aprendidos, de sua própria maneira.
− Utilizar o lúdico como ferramenta de aprendizado.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Fantoche na educação infantil: melhorando o aprendizado: https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48118/fantoche-na-educacao-infantil-melhorando-o-aprendizado acessado em 15/11/2016 às 13h46.
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
3.2.1 Ambientes e Público-alvo
O projeto visa atender os alunos das escolas EMEI Mª Clara Machado e EMEF Tereza Margarida da Silva e Orta, crianças do ensino infantil e fundamental, de 6 a 12 anos de idade.
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
O uso de fantoches por ser uma atividade lúdica, pode assim, auxiliar no aprendizado e aprofundamento do aluno sobre determinado tema. Ao encenar com o material e desenvolvendo sua própria leitura sobre o assunto. Ao acessar este mágico mundo do teatro de fantoches, a criança não somente dá vida ao objeto criado: ocorre uma identificação com a personagem. Assim, a criança não apenas interpreta um papel, mas o expressa através da figura em sua mão, expondo assim, sua maneira de interpretar o mundo, seus conflitos, etc. Ademais, as crianças terão de cooperar para que a brincadeira se desenrole. Há de se destacar, sobretudo, o exercício da imaginação da criança ao dar vida a sua personagem. Tal jogo dramático pode ainda, através de tudo isso, desenvolver, na criança, suas inteligências linguística, intra e interpessoal e motora.
...