Projeto
Artigos Científicos: Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nile • 19/5/2013 • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 1.092 Visualizações
Projeto Semana da Criança
Brincar, aprender e ser feliz
"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro..."
Rubem Alves
Apresentação
O Projeto Semana da Criança, Brincar, Aprender e ser feliz pretende abordar um tema bastante inovador, que procura estimular o profissional da educação a buscar novas práticas do saber fazer pedagógico proporcionando assim uma nova estrutura educacional, a fim de ajudar o educando em suas dificuldades de aprendizagem O presente projeto será desenvolvido no grupo Escolar Luiz Lenzi, onde as atividades propostas serão distribuídas no período semanal, na semana da criança do dia 08 à 12 de outubro de 2012 nas séries iniciais de 1ª a 4ª ano incluindo o 5º ano do Ensino Fundamental.As atividades desenvolvidas serão voltadas para as áreas efetivas, cognitivas e psicomotora das crianças.
Esse projeto tem o objetivo de estimular à criatividade e desenvolvimento da criança incentivando as brincadeiras do faz-de-conta, dramatização, a socialização..Segundo Dinello (20040 afirma que, ‘‘ as brincadeiras na escola não deve ser um empecilho no ensino- aprendizagem, e sim uma grande aliada na nossa tarefa diária, trajetória percorrida por professores e alunos resgatando vínculos positivos na aprendizagem.’’
O ato de brincar é muito importante para a formação emocional e intelectual das crianças, pois através das brincadeiras elas exercitam a criatividade e imaginação, aprendem a ser socializar e a explorar suas potencialidades.
Justificativa:
Por lei a criança tem o direito de ser amada, valorizada, respeitada e, sobretudo feliz. A criança passa maior parte do tempo na escola e a escola por sua vez desempenha a função social de promover a cidadania oferecendo a ela um ambiente saudável, atrativo e acolhedor. É preciso incentivar e desafiar as crianças, criando um ambiente propicio para desenvolvimento do pensamento e a tomada de decisões a respeito de seu grupo social. Quando se trabalha como aprendizagem não pode esquecer que é importante propor atividades e brincadeiras significativas de acordo com a faixa etária, respeitando sua cultura e história ampliando seus conhecimentos, despertando hábitos de responsabilidade, respeito e cooperação.
Metodologia
Explorar atividades praticas em varias disciplinas, organizando atividades lúdico-pedagógicas de acordo com as diversas fases dos desenvolvimentos dos alunos na aquisição de novos conhecimentos.
A metodologia de trabalho está baseada na teoria construtivista. Busca na pratica pedagógica, de modo sistemático e intencional, o desenvolvimento das crianças, garantindo a aquisição de novos conhecimentos e a realização do saber que elas mesmas possuem. Assim, teremos aulas lúdicas e ricas em estímulos, onde as crianças desenvolvem suas potencialidades através de atividades prazerosas e educativas como:
Jogos pedagógicos educativos, cantigas de roda, desfile, brincadeiras orientadas na sala de aula e no pátio da escola, com corda, bola, bexigas, rádio, cadeiras, balas, maçãs etc. realizaremos também atividades como: hora do conto, dramatizações, desenhos, filmes, pintura, modelagem, recortes e modelagens, historinhas e musicas etc.
Objetivo Geral
---Dinamizar as aulas e proporcionar momentos lúdicos e intrigantes para o processo de ensino-aprendizagem que é instrumento fundamental para o desenvolvimento humano e exercício da cidadania.
Objetivos Específicos
---Estimular a capacidade criativa da criança através de jogos e brincadeiras;
---Promover a convivência social e através desta, o exercício e a discussão de regras;
---Estimular a socialização e o desenvolvimento psicomotor da criança;
---Vivenciar o lúdico por meio de roda de leitura e discussão de textos;
---Desenvolver diversas competências e habilidades, para que o aluno tenha um olhar mais atento e o desejo de fazer novas descobertas;
---Formar o educando como mediador de atividades lúdicas;
---Proporcionar momentos lúdicos para os alunados.
- Cronograma -
Segunda – Feira
--oração em favor da semana da criança
--palestra de abertura sobre a semana da criança
-- Aula normal (inserir colagem, pinturas, modelagens referente a semana da criança
Terça – Feira
--propor um filme (pode ser no ambiente escolar ou fora fica a critério)
--trabalhar o filme em sala. (fazer questionamento sobre o filme)
-- trabalhar com jogos educativos na quadra de esporte, como:
Queimado,
Jogo da memória,
Dado,
Boliche,
Bingo das palavras,
Dominó,
Bingo das frutas,
...