Projetos Sociais de Ivaildo Bertazzo
Por: Jaqueline Oliveira Betcel • 24/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 540 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CLARETIANO
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
JAQUELINE OLIVEIRA BETCEL
PORTFÓLIO-1
PROJETOS SOCIAIS DE IVALDO BERTAZZO
Santarém-PA
2021
JAQUELINE OLIVEIRA BETCEL
RA: 8128067
PORTFÓLIO-1
PROJETOS SOCIAIS DE IVALDO BERTAZZO
Trabalho apresentado a disciplina Dança e Músicas para Educadores , no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade Claretiano.
Santarém-PA
2021
Ivaldo Bertazzo
Projeto “Dança Comunidade”
O Projeto Dança Comunidade, realizado nos anos de 2003 a 2007 pelo educador-bailarino Ivaldo Bertazzo, em parceria com o Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc/SP). Foi um projeto educativo para adolescentes de baixa renda, moradores da periferia paulistana, indicados por sete organizações não governamentais nas quais esses meninos e meninas realizavam o aprendizado de artes em geral e, especificamente, da dança, além dessas tinham aulas de português e outras disciplinas, pois o idealizador do projeto Ivaldo Bertazzo afirma que a educação da periferia muitas das veses se torna deficiente e projeto comtribui com amplianção de conhecimento desses jovens.
O objetivo do projeto foi o ensino da dança por meio do qual se chegaria ao desenvolvimento da identidade e autonomia dos adolescentes, bem como à ampliação de seus horizontes socioculturais, preparando-os para o exercício da cidadania e para a resistência cultural à mídia globalizada.
O projeto ajudou a minimizar vivências de uma realidade da perifería violenta de seus bairros na grande São Paulo, deu novos horizontes em uma rotina sem perspectivas.O projeto se apresentou em vários estados, e posteriormente internalcionalmente.
[pic 2]
fonte: Globo Reporter ,2007.
Projeto Social “Espetáculo Próximo Passo”
Em outubro de 2017, Ivaldo Bertazzo em parceria com SESC apresentaram o espetáculo de dança “Próximo Passo”. É um trabalho que conciste em em promover a dança para redução da depressão , com o total de mil inscritos , onde 40 foram selecionados, são pessoas comuns que nunca tiveram contato com a dança. Segundo Bertazo objetivo é mostrar o quanto a dança e o movimento são importantes aliados no tratamento da doença.
[pic 3]fonte: SESC
Entre os 40 selecionados alguns eram pessoas da melhor idade que foram desafiadas a realizar movimentos, muitos deles bem difíceis, fortificando o corpo.
O projeto teve várias versões e apresentações na luta contra a depressão, o publico alvo demonstrou uma superação de seus limites pela arte, o espetáculo oportunizou uma qualiade de vida para essas pessoas que se viam em seu mundo depressivo.
Assim como o projeto anterior “Dança Comunidade” a atividade física traz os mesmos benefícios que as outras: melhora a condição muscular, promove o ganho de condicionamento físico, melhora o equilíbrio e a condição articular. Além disso, a dança tem um efeito terapêutico porque promove a sociabilização e melhora a concentração, não é possível dançar com os pensamentos em outro lugar, o foco é totalmente nos movimentos e os problemas dão um tempo, pelo menos naquele instante.Qualquer um pode transformar sua vida por meio da arte como vimos nos projetos de Bertazz.
...