QUERO SÓ PEGA UM TEXTO, ISSO É LIXO
Por: Natália Pagot • 3/12/2021 • Abstract • 272 Palavras (2 Páginas) • 86 Visualizações
Estéticas das Periferias
O Encontro Estéticas das Periferias é realizado desde 2011. Há cinco anos o evento é organizado de forma descentralizada a partir dos 26 territórios periféricos que formam sua base atualmente. O grupo curatorial conta com 52 coletivos, dois por região. Para realizar o evento, a Ação Educativa conta com inúmeros parceiros e patrocinadores.
Desde 2017 realizamos o campeonato de Slams, sempre sob o comando de Emerson Alcalde, um dos maestros do Slam da Guilhermina. Integrando à programação do Estéticas das Periferias, o torneio é realizado na Casa das Rosas, espaço cultural situado na Avenida Paulista. O primeiro campeão foi o Slam da Ponta, de Itaquera. No ano seguinte foi a vez do Slam Fluxo, de Ermelino Matarazzo, igualmente da zona leste, confirmando a vocação dessa região para as batalhas de poesia falada. No ano de 2019, a semifinal e a final do campeonato passaram a acontecer no Instituto Moreira Salles, igualmente sediado na Paulista. Aquela edição histórica teve como vencedor o Slam Capão, do icônico bairro Capão Redondo, periferia da zonal sul de São Paulo.
Em 2020, realizamos o Estéticas das Periferias em formato online devido a pandemia do coronavirus. Foi um grande desafio. Mas, essa condição nos possibilitou ter a participação de Slams de outros estados. E foi exatamente um grupo de fora de São Paulo que ganhou. O Slam Poetas Vivos, de Porto Alegre, sagrou-se o grande campeão. Assim como os anteriores, este Slam de jovens negros e negras teve como prêmio a publicação de um livro que materializa em papel, aquilo que as pessoas fruem somente na oralidade. Boa leitura!
Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa
...