REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Por: Amanda Gomes • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 257 Visualizações
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Amanda Alves Gomes RA: 1838203
Marcela da Silva Tosta RA: 1848556
Monique Martins Monteira Fernandes RA: 1847579
PREVÊ OBJETIVO – PARANAÍBA – MS
2018
SUMÁRIO
1 – Reflexões sobre os 13 textos.................................................................................2
- – Educação? Educações? Aprender com o índio..................................................2
- – O fax Do Nirso.....................................................................................................2
- – A História da Chapeuzinho Vermelho (Na Versão do Lobo)............................2-3
- – Uma Pescaria Inesquecível.................................................................................3
- – A Folha Amassada..............................................................................................3
- – A Lição dos Gansos............................................................................................4
- – Assembleia na Carpintaria..................................................................................4
- – Colheres de Cabo Comprido...............................................................................4
- - Faça Parte dos 5%...........................................................................................4-5
- – O Homem e o Mundo......................................................................................5
- – Professores Reflexivos...................................................................................5
- – Um Sonho Impossível?...................................................................................5
- – Pipocas da Vida..............................................................................................6
1.1: “Educação? Educações? Aprender com o índio”
As diferenças entre a cultura indígena e a nossa são enormes e, apesar dessas diferenças, os índios confiavam que o homem branco tinha boa fé, porém, sempre resistiram em abrir mão do seu modo de viver. O modo simples de interação com o meio ambiente, tido como uma das principais características dos índios, muitas vezes nos leva a pensar que possuímos cultura superior a deles, oque se mostra um grande equívoco, visto que muito se pode, e se deve, aprender com a forma que estes povos utilizam o meio sem grandes danos, mantendo assim uma maior durabilidade dos recursos naturais disponíveis. As diferenças entre as culturas não estão evidenciadas somente em relação a nossa sociedade e a dos povos indígenas, pois elas existem até mesmas delimitadas por regiões, cidades, estados ou nações. A carta citada no texto, do chefe da tribo ao homem branco, nos dá noção da importância dada ao respeito e a educação para as relações humanas.
Ao finalizarmos a reflexão sobre o texto, podemos perceber e afirmar que a importância que damos a algo, nem sempre será a mesma que outra sociedade dará, porém, isso não nos qualifica apenas nos difere.
1.2: “O fax Do Nirso”
A importância do aperfeiçoamento da escrita e da educação nos dias atuais se faz cada vez mais evidente. Desta forma, o texto nos leva a reflexão sobre como a pouca estrutura educacional Do Nirso o deixa aquém da sua necessidade para a boa prática da escrita, apesar de suas ótimas habilidades como vendedor. Na história o presidente da empresa não vê como algo indispensável a dificuldade Do Nirso em repassar suas idéias para o gerente através da escrita e entende que o importante é que todos saibam atingir seu objetivo principal, neste caso as vendas. Porém, devemos compreender que o mercado de trabalho atual exige muito mais que talento e habilidade, fechando ainda mais o espaço para aqueles profissionais que não se interessam pela busca de atualizações e do conhecimento.
1.3: “A História da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)”
O texto nos traz a reflexão de que é muito importante valorizarmos a visão do outro sobre determinada situação, visto que utiliza a história da Chapeuzinho contada pelo Lobo (antes tido apenas como o vilão) e assim constrói uma perspectiva diferente daquela contada há tempos e cultivada como “verdade absoluta”. Muitas vezes nos deparamos com conflitos internos, gerados pela falta de desprendimento que temos em aceitar os fatos de uma ótica diferente da nossa.
A relação entre professor e aluno muitas vezes é interpretada com o seguinte roteiro: o professor ensina, o aluno aprende. Porém, é claro que é possível que esses papéis se invertam em vários momentos durante o aprendizado e isso contribui para que a transferência do conhecimento seja ainda mais efetiva.
1.4: “Uma Pescaria Inesquecível”
O agir corretamente é sustentado por um tripé e neste estão contidos a ética, o caráter e a moral. Este tripé deve ser repassado geração por geração para que assim, se possam perpetuar boas práticas de convivência.
No texto o autor conta a história de um pai que ao ensinar seu filho a agir de maneira correta, repassa a ele os seus princípios. Ao fazer o filho devolver o peixe, o pai de uma forma bastante pedagógica acabou ensinando a ele como agir de maneira ética e moral mesmo quando não há ninguém por perto. Um ensinamento que, depois de muito tempo, foi repassado à próxima geração da família.
Ser ético e moral é a principal fonte para a boa formação do caráter de cada um de nós e, nos dias atuais, com uma sociedade tão abalada pela corrupção e falta de respeito a dignidade, se faz ainda mais importante.
1.5: “A Folha Amassada”
A forma como cada indivíduo reage à determinada situação pode ter uma diversidade enorme. Desta forma, o texto nos traz a história de um aluno que age de maneira explosiva, mas, que demonstra arrependimento pelos seus atos. Em muitas oportunidades nos deixamos levar pelos impulsos e, assim, passamos a ser julgados por algo que fizemos e não pelo que somos de verdade.
Saber como reagir em situações de conflitos ou dificuldades é algo que pode nos trazer boas experiências, já que nos a lidar com as pessoas de uma maneira muito mais simplificada e prazerosa. O aluno do texto, através da dinâmica estimulada pelo professor, nos faz repensar como devemos nos posicionar em relação ao estabelecimento do diálogo de modo a solucionar um problema, evitando o uso da agressividade e assim, evitando magoar as pessoas.
...