Reagente De Benedict
Pesquisas Acadêmicas: Reagente De Benedict. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: devilsgirl • 8/4/2014 • 1.887 Palavras (8 Páginas) • 836 Visualizações
FACULDADE CATOLICA DO TOCANTINS
CURSO DE AGRONOMIA
BIOQUÍMICA GERAL
Elaineide Simão de Sousa
Identificação de Carboidratos
PALMAS, 2011.
Resumo
Esse relatório teve como objetivo identificar os carboidratos em solução, a manipulação no laboratório favorecem o processo de reconhecimento de carboidratos. Nos experimentos de análise as amostras Frutose, Galactose, Amido, Glicose e Água foram possíveis notam se a reação da solubilidade de dissacarídeos e a intensidade de coloração de açúcares redutores, com reagente de Benedict, Molisch e do amido com Iodo (Lugol). Os testes como o reativo Molisch baseia na formação do furfural pelo ácido sulfúrico sob a pentose e hexose, e o teste Benedict , os hidratos de carbono redutores reduzem os catiões cobre, originando precipitados de óxido de cobre, com uma cor vermelha, verde ou amarela, os açúcares não redutores não alteram a cor do reagente, haja o teste de com o amido a soluções de polissacarídeos com estrutura helicoidal adquirem uma cor azul isso foi possível verificar nas amostras.
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são a mais abundante classe de biomoléculas na natureza, sua oxidação é o principal meio de abastecimento de energia, na qual apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]. Os carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono ou glicídios, são constituídos de três elementos: carbono, hidrogênio e oxigênio. É considerada fonte energética primária do organismo, além de desempenhar papel protetor em alguns órgãos. Podem-se dividir os carboidratos em três grandes grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular. Na aula prática teve como objetivo identificar os carboidratos em cada solução por teste de Benedict, Molisch e a presença de amido em solução.
Objetivo Geral
Identificar os carboidratos na solução em determinadas técnicas por Benedict, Molisch e Lugol;
Objetivos Específicos
Observar o comportamento do redutor;
Identificar a presença de amido em solução;
Verificar a presença de carboidratos;
PARTE EXPERIMENTAL
PRÁTICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS
Bioquimicamente determinamos esse composto utilizando conhecimentos químicos para sua determinação e é dividido em duas classes, o seu comportamento redutor e na produção de furtural que ocorrem quando reagem com ácidos.
1. Teste Molisch
O teste de Molisch é um procedimento químico usado para determinar a presença de hidratos de carbono numa solução.
Esse teste baseia- se na formação do furfural pelo ácido sulfúrico sob a pentose e a hexose. Os monossacarídeos mais importantes são os formados por cinco ou seis átomos de carbono (pentoses e hexoses). As moléculas muito ricas em grupamentos hidroxila (-OH), os monossacarídeos facilita a desidratação por ação de ácidos fortes concentrados, como o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido rompe facilmente as ligações glicosídicas presentes em moléculas de polissacarídeos, quebrando-os e fornecendo seus monossacarídeos, a desidratação forma a furfural, quando o monossacarídeo desidratado for uma pentose, e o hidroximetilfurfural (HMF), quando for uma hexose.
Material
5 tubo de ensaio contendo 2 ml de cada amostra: Frutose, Galactose, Amido, Glicose e Água.
Reativo Molisch
Ácido Sulfúrico
Pipeta Pasteur
Método e Procedimentos:
Pipetar nos tubos de ensaios 2 ml de cada amostra descrita acima.
E Juntar 3 gotas de reativo de Molisch.
Pipetar cuidadosamente 1 ml de ácido sulfúrico concentrado: Inclina-se o tubo e deixa o ácido escoar lentamente pelas paredes,sem agitar.
Foram utilizados 5 tubos de ensaios, na qual foram números 1 a 5, de acordo com a legenda (1- Frutose, 2- galactose, 3- Amido, 4- Glicose e 5- Água), na qual, adicionou 2 ml de cada componente descrito acima, em seguida 3 gotas de Molisch, e também 1 ml de Ácido Sulfúrico.
Tais amostras seguintes resultados:
1º tubo com frutose: Sem cor, Gelatinosa com halo lilás no tom de púrpura.
2° tubo com Galactose: Sem cor, Gelatinosa com halo roxo.
3 ° tubo com Amido: Sem cor, Gelatinosa com halo mais forte que o 2°.
4° tubo com Glicose: Cor gelo, Gelatinosa com halo lilás.
5° tubo com Água: Cor amarelada, Gelatinosa com halo amarelado.
Resultado e Discussão:
O teste de Molisch visando identificar e caracterizar dentre as amostras testados quais eram carboidratos. O mesmo foi caracterizado pelo surgimento de um anel de coloração lilás estável,
...