Reflexões sobre a relação entre design e cultura, presentes em garrafas de perfume, produzidas no período de 2000 a 2010
Artigo: Reflexões sobre a relação entre design e cultura, presentes em garrafas de perfume, produzidas no período de 2000 a 2010. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yzbqhc12 • 22/2/2015 • Artigo • 318 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Os estudos apresentados buscam reflexões sobre as relações entre design e cultura, presentes nos
frascos de perfume produzidos entre 2000 e 2010. O objetivo é compreender algumas
representações sociais construídas pelo design de frascos de perfume e as suas relações com a
criação de espaços de identificação para os consumidores potenciais. Buscou-se estudar os
envoltórios, em sua materialidade, o modo como constituem e são constituídos por discursos
sócio-culturais, questionando ou reproduzindo estereótipos, tradições, convenções sociais e
relações de poder. Para isso, recorreu-se à análise da linguagem tátil e visual de diversas
embalagens de perfume destinadas a variados públicos: feminino, masculino, abastado ou não;
dando preferência aquelas destinadas aos adultos, visto que estão em maior quantidade. A
análise semiótica foi utilizada para aprofundar a leitura de representações sociais a partir de uma
pequena amostra de frascos de perfume, procurando evidenciar o entrelaçamento das funções
estéticas, práticas e simbólicas. Estas embalagens costumam dar visibilidade a tipos de
feminilidades e masculinidades e estilos de vida, que são atravessados por questões de gênero,
geracionais e classistas. Os frascos de perfume, assim como outros produtos do design, permitem
observar parte da representação da sociedade contemporânea.
Palavras-chave: design e cultura, frasco de perfume, design de embalagem
The present studies look for reflections about the relationship between design and culture, present
in the perfume bottles produced between 2000 and 2010. The purpose is to understand some
social representations builted by the design of perfume bottles and their relations about the
creation of spaces for the identification of potential consumers. Tried to study the packages on its
materiality, how they constituted and are constituted by socio-cultural speeches, questioning or
reproducing stereotypes, traditions, social conventions and power relations. For this, was
analyzed the tactile and visual language of several packages of perfume aimed at various
audiences: female, male, wealthy or not, preferring those for adults, because they are in greater
quantity. A semiotic analysis was used to deepen the reading of social representations from a
small sample of perfume bottles, trying to show the intertwining of aesthetic, practical and
symbolic functions. These package
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