Design e Cultura
Por: cindydallmann • 6/10/2016 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FURB – Universidade Regional de Blumenau
Professora:
Disciplina: Design e Cultura
Acadêmica: Cindy Brenda Dallmann
- Problematização
Iniciamos um projeto a partir da problematização, pois todo projeto de design é em função de busca de soluções e melhorias. Para essas soluções e melhorias é necessário fazer uma pesquisa e análise que compreende classificar o serviço, produto do cliente e a empresa.
- Análise
Deve –se identificar primeiramente o público alvo do cliente, e as características desse público (desejos, anseios, estilo de vida, comportamento.
Deve – se também identificar a produtividade e potencialidade do projeto (volume de produção). Sendo de extrema importância o conhecimento do mercado desse cliente.
É necessário identificar se o produto deve ser disponibilizado em curto, médio ou longo prazo (perspectiva mercadológica).
- Definição do Problema
Deve se estruturar os problemas, aspectos deficientes, que possam inviabilizar o projeto.
Listar requisitos, pontos fortes e fracos, aspectos que devem ser excluídos ou valorizados.
Selecionar características individuais do cliente que possam favorecer a comunicação com o público alvo. Identificar quais os veículos de comunicação.
- Depois de definido a visão do projeto deve se definir o Objetivo que possui intuito de delimitar o compromisso e focar a atuação do designer. Deve se descrever de modo claro e objetivo o que está sendo proposto para o desenvolvimento do projeto. Para então dar início na geração de conceito.
Que possui intuito de gerar um significado através de cores, imagens, layout. É importante formar um banco de imagens que possam transmitir o conceito do projeto.
- Geração de Alternativas/ Ideias
O designer propõe duas ou até três propostas/diretrizes, cada qual com seu próprio conceito, o qual também deve ser responsável pela escolha do caminho a ser traçado para iniciar a etapa de geração de alternativas.
As alternativas devem ser geradas de modo coerente com as informações obtidas anteriormente. Neste momento o processo criativo deve caminhar solto com agilidade e objetividade. Para anto, acredita-se que utilizar sketchs como ferramenta de criatividade no processo de geração de alternativas é bastante favorável;
Não existe um número exato de alternativas geradas para chegar ao modelo ideal, no entanto, nunca partimos da primeira ideia pois essa é o senso comum onde todos conseguem chegar, somente a partir de várias criações adaptações conseguimos chegar no ideal.
Pode se utilizar de técnicas como o brainstorm, para agilizar o processo de criação. O brainstorming ou sessão de “agitação” de ideias é realizado em grupos, composto de um líder e cerca de cinco membros regulares e outros cinco convidados. Os membros regulares servem para dar ritmo ao processo e os membros convidados podem ser especialistas, que variam em função do problema a ser resolvido.
...