TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Arte Brasileira e Arte Moderna

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

ETEC. Getúlio Vargas

Débora Emilly da Silva 1ºA ETIM-Administração

Resumo Arte brasileira e Arte Moderna

Arte brasileira

        

        Foi na década de 50 que o Brasil começou a ser notado no meio cultural internacional, isso aconteceu por causa de um grupo de jovens músicos, entre eles João Gilberto e Tom Jobim, que se reuniam e tocavam samba de um jeito diferente, o que se tornou uma grande novidade da época.

        O país também estava em um período de experiencia com novas técnicas arquitetônicas e urbanísticas modernas. Onde de destacou o arquiteto Oscar Niemeyer que ousava na forma e no uso da tecnologia do concreto armado em seus projetos. A nova capital do Brasil, Brasília, estava sendo projetada pelo urbanista Lucio Costa, e seu projeto atraiu a atenção de vários intelectuais europeus.

        Nas artes visuais, Lygia Clark, Hélio Oticica e Lygia Pape inventaram uma arte sensorial que passava dos limites do quadro e da escultura. Essa arte, mais tarde, foi vista como novas normas técnicas e serviram de referência para artistas em todo o mundo.

        Em Salvador a arquiteta italiana Lina Bo Bardi e o músico alemão Hans-Joachim Koellreutter com a implantação de instituições artísticas contribuíram para estimular um pensamento inovador na cidade. Dessa movimentação cultural nasceu o Cinema Novo que foi uma resposta ao cinema tradicional que fazia sucesso nas bilheterias brasileiras no final da década de 50, basicamente se resumia a musicais, comédias e histórias épicas no estilo hollywoodiano, e, começou a ser organizada uma revolução musical que marcou o final da década de 60, a Tropicália, que surgiu no tempo da ditadura militar e reunia um grupo de artistas, cantores, poetas e compositores para fazer algo novo para o cenário artístico brasileiro. Os participantes mais famosos do movimento foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, a cantora Gal Costa e o cantor-compositor Tom Zé, a banda Mutantes, e o maestro Rogério Duprat. Outros nomes que completaram o grupo foram a cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto.

        Houve vários outros progressos no meio musical e nas técnicas teatrais. Todos esses acontecimentos fizeram do Brasil um país moderno, criativo e multicultural no cenário cultural. Infelizmente, o golpe civil- militar em 1964 que se instaurou no país e o decreto de 1968 que sobrepunha a Constituição e oficializava o poder ilimitado do regime fez com que artistas, intelectuais, trabalhadores e outras pessoas fossem perseguidas, torturadas e mortas por causa da repressão. Isso foi prolongado até o fim da década de 70.

Arte Moderna

        A arte moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX. Ela envolve principalmente a arquitetura, a escultura, a pintura e a literatura. No Brasil, esse movimento se consolidou com a Semana da Arte Moderna no ano de 1922, na cidade de São Paulo no Teatro Municipal. Acredita-se que seu declínio foi após o final da Segunda Guerra Mundial.

        A arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de ser momento histórico, em um período de grandes conquistas tecnológicas como a fotografia e o cinema, além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e mais tarde a Segunda Guerra Mundial.

        Desta forma, a arte também se transforma e passa a ter cada vez mais um papel opositor, expressando de alguma maneira as incertezas e dilemas da época contemporânea. Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao romper os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.

        Algumas das suas principais características são: Informalidade, liberdade de expressão, aproximação da linguagem popular e coloquial, urbanismo, humor, estranhamento, entre outros.

        Alguns artistas europeus se destacaram com suas obras inovadoras, tal como: Pablo Picasso, George Braque, Henri Matisse, Giorgio de Chirico e muitos outros.

        Dos artistas brasileiros podemos citar: Na literatura temos Mário e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti na pintura e no desenho, Hildegardo Leão Veloso e Victor Brecheret (escultura) e na arquitetura Georg Przyrembel.

        Surgiram vários movimentos na Europa com o objetivo de criar uma tendência artística nova, dos quais se pode destacar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com