Resumo das características literárias barrocas
Tese: Resumo das características literárias barrocas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joanacarla • 8/9/2014 • Tese • 1.836 Palavras (8 Páginas) • 215 Visualizações
Barroco em Portugal desenvolveu-se do fim do século XVI (1580, Domínio Espanhol) até a primeira metade do século XVIII (1756, Fundação da Arcádia Lusitana - Início do Arcadismo). Suas características mais peculiares firmaram-se, contudo, no século XVII, marcado pela decadência do país, pela perda da autonomia, pelo radicalismo, repressão e terror impostos pela Contra-Reforma Católica e pela reação nacionalista, inaugurada com a Restauração da autonomia em 1640.
Síntese das características literárias do Barroco
Dualismo ou bifrontismo
É expressão de um homem repartido entre forças e princípios rivais: esta vida e a outra vida; o mundo daqui e o de além; o natural e o sobrenatural. O corpo tenta a alma e quer queimá-la com a paixão; a alma castiga o corpo pecador, castiga-o com fogo porque quer purificá-lo e reduzi-lo a cinzas.
Desse espírito dualista decorrem: na Literatura, a sobrecarga de antíteses, paradoxos e oxímoros; na Pintura, o jogo de luz e sombra, de claro e escuro; na Escultura e na Arquitetura, a exacerbação dos contrastes alto-relevo e baixo-relevo, formas côncavas e convexas; na Música, os esquemas polifônicos geradores do contraponto e da fuga.
Fusionismo
É uma espécie de alquimia dos contrários, visa a transformar toda diferença em oposição, toda oposição em simetria e toda simetria em identidade. O diferente torna-se idêntico, o outro torna-se o mesmo, como a imagem refletida no espelho, que contém em si o idêntico e o diferente, a igualdade invertida.
Pessimismo - dúvida e incerteza
Vivendo na órbita do medo e da dúvida, a arte barroca expressa uma visão desencantada do homem e do mundo. Retoma-se a concepção bíblica de que o homem é pó e ao pó reverterá. Como antes, na Idade Média, e depois, no Romantismo, a morte é uma preocupação constante, ao lado da dolorosa consciência da fugacidade do tempo e da incerteza da vida.
Feísmo
Rompendo o equilíbrio clássico, opondo-se à harmonia, sobriedade, simetria, clareza e elegância dos clássicos, o Barroco tem acentuada predileção pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos, pelo locus horrendus, substituindo o locus amoenus. Há uma atração pelo "belo horrendo", pelo espetáculo trágico, deformando as imagens pelo exagero. Nessa direção, a intensidade, a violência e o impulso pessoal afastam o Barroco da disciplina clássica, impondo uma expressão tumultuada e turbulenta, próxima do Romantismo. O sublime e o grotesco, o idealismo puro e o erotismo escatológico são ainda formas extremas dessa concepção do homem como "santo pecador", como "anjo demoníaco".
Religiosidade
Época de violentos conflitos espirituais, a religiosidade barroca é tensa, exacerbada e conflituosa. O misticismo, fanatizado pela atuação vigorosa da Igreja Católica Contra-Reformista, impõe a visão do homem como pecador imundo, que só se redime pela renúncia aos prazeres mundanos, pela fé, pela penitência e, no limite, pela auto-flagelação. Mas essa herança medieval, teocêntrica, esbarra no legado renascentista, racionalísta e antropocêntrico. Assim, o homem barroco tende a racionalizar a fé, a se valer de argumentos racionais na busca da salvação, manipulando, por meio dos recursos da lógica, os dogmas religiosos e as metáforas bíblicas na busca do perdão divino.
Particularismo
Ao contrário da arte clássica, que é universal em projeções e uniforme nos traços, a arte barroca tende ao particularismo, à valorização das coordenadas locais. Grosso modo, há duas grandes linhas no Barroco:
a que deriva do catolicismo contra-reformista e reflete a exacerbação do terror religioso (Santa Inquisição) e político (Absolutismo), chamada Barroco das Cortes Católicas, ou Ibérico-Jesuítico, prevalecente na Espanha, em Portugal (incluindo suas colônias) e na Itália; e
a que reflete o triunfo do protestantismo reformista e a emergência de uma burguesia capitalista forte e articulada, como ocorreu na Holanda e na Inglaterra — o chamado Barroco das Cortes Protestantes.
Nessas duas linhas estão contidas inúmeras denominações locais que a literatura seiscentista foi tomando: Marinismo (na Itália), Preciosismo (na França), Eufuísmo (na Inglaterra), Silesianismo (na Alemanha), Culteranismo, Gongorismo, Conceptismo e Quevedismo (na Espanha e em Portugal).
Atitude lúdica
Frequentemente os textos barrocos parecem pobres de conteúdo, vazios de mensagem, como se o artista, sem grandes certezas, estivesse mais preocupado em exibir suas habilidades verbais, surpreendendo o leitor pelo virtuosismo, pela engenhosidade, pelas associações inesperadas, pela construção de uma linguagem labiríntica, sobrecarregada de sutilezas, trocadilhos, construções arrevesadas e imagens insólitas. O artista barroco não diz, sugere por meio de imagens. Sangue é o "rubi do corpo"; leque é o "zéfiro manual"; dentes podem ser "os marfins", "as pérolas" ou as "mobílias da boca"; lágrima é "o cristal dos olhos".
Abusando das figuras semânticas, sintáticas e sonoras, o estilo barroco é muitas vezes "pesado", hermético, estéril, artificial, rebuscado, frívolo, afetado. Por isso, uma parte da crítica o via como "arte do mau gosto", "classicismo degenerado", fazendo eco à própria denominação do estilo: barroco parece ter se originado do nome de uma região indiana que produzia em abundância um tipo especial de pérola, de superfície áspera, irregular, que apresentava "manchas" escuras. Essa região da índia, que os comerciantes chamavam Barróquia, teria originado barrueco (espanhol) e barroco (português), termo que passou a designar não só uma "pérola irregular", "defeituosa", "rara", "insólita", como um estilo artístico que, visto da tradição clássica da perfeição e equilíbrio, era um estilo "irregular", "defeituoso", "de estranho mau gosto".
Essa atitude lúdica (ludo = jogo) foi muito cultivada nas academias literárias da época, que abrigavam a elite letrada do século XVII. Nessas academias cultivavam-se: a frivolidade, o malabarismo verbal, a bajulação dos poderosos e a exibição da habilidade na manipulação de palavras e conceitos. Os acadêmicos
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