Resenha sobre o livro Diagnostico do Design Brasileiro, páginas; 185 a 195
Por: Erick Vasconcelos • 2/9/2018 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba - Campus IV
Aluno: Erick de Vasconcelos Belarmino Souza
Disciplina: Design Brasileiro
Resenha sobre o livro Diagnostico do Design Brasileiro, páginas; 185 a 195.
O texto traz três perspectivas diferentes onde o design brasileiro é introduzido em um cenário conservador, um moderado e um otimista, onde neles são destacados aspectos negativos e positivos de cada um desses cenários.
No cenário otimista é possível ter um vislumbre de como o design brasileiro poderia ser beneficiado, e beneficiar economicamente o pais, com a organização, formalização e valorização dos profissionais da área. Porém nossa realidade está muito distante desse cenário.
Hoje o design no brasil se encontra entre dois cenários, o moderado e o conservador, essa situação é gerada devido a ideia errada que a sociedade tem, onde o design é visto apenas como algo estético, que não causa nenhum impacto real na vida das pessoas. Esse problema ocorre devido ao fato do design só ser visto como algo concreto e que causa impacto na economia do pais, no ensino superior, antes disso as pessoas não tem acesso a nenhum tipo de informação sobre o design brasileiro, e logo depois que o profissional é capacitado com o curso não é valorizado pelo fato que a profissão não é vista como uma profissão.
O problema da visibilidade do design brasileiro se dar a diversos fatores, como a produção de conteúdo, onde pouca informação é compartilhada pelos profissionais, o mercado do design onde poucos profissionais são formalizados, e a política pública de design, onde ocorre a implementação do design no início da vida acadêmica.
...