Tg unip2015
Por: karla418 • 10/4/2015 • Relatório de pesquisa • 441 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1] TRABALHO EM GRUPO – TG
ALUNA
ELISÂNGELA KARLA NEVES RA: 1504680
POLO
PONTA GROSSA
2015
Se fizermos uma retrospectiva da nossa história, constatamos que várias pessoas e fatores influenciaram nossa trajetória de ensino e aprendizagem.
No decorrer de nossas vidas, somos marcados pelas lembranças deixadas por nossa família e professores, marcas estas que muitas vezes são colocadas positivamente ou negativamente em nossa vida acadêmica.
Alguns alunos têm o privilégio de trazer como bagagem um ambiente estimulado onde favorece sua aprendizagem, mas na maioria das vezes nos deparamos com crianças que não tem o mesmo privilégio.
Neste momento devemos rever nossas ações pedagógicas e diferentes metodologias para suprir a necessidade dos alunos respeitando suas individualides e o meio que elas estão inseridas.
O texto nos leva a uma reflexão sobre alfabetizar letrando, os quais são dois atos que caminham juntos.
O educador é um mediador do conhecimento devendo criar situações onde o educando possa expor suas ideias de maneira produtiva e com significados.
Como professora preciso estar aberta para diversas opiniões, construções e desenvolvimento do aluno de forma individual e coletiva, respeitando a diversidade de opiniões, e como educadora ter a consciência que sou formadora de ideias e que posso influenciar e deixar marcas ao longo da vida acadêmica e profissional dos alunos.
As influências e percepções que trazemos de nossa infância esta associada à formação do nosso caráter.
A minha experiência é na área de educação especial, onde preciso conhecer o aluno como um todo, estimulando em diversas áreas para um melhor desenvolvimento global e coerente com sua necessidade. Tenho certeza que posso deixar marcas e influências no decorrer do seu desenvolvimento.
Como professora devo analisar os métodos educativos utilizados pela família, as oportunidades e experiências que proporcionam a criança, para planejar um trabalho que venha de encontro com necessidade do aluno.
É muito importante que a criança tenha um ambiente rico em estímulos e desafios para que venha facilitar a fase da alfabetização, no qual a família e escola tenham um único objetivo tendo em mente que a criança precisa brincar independente da sua condição física, intelectual e social, pois a brincadeira é indispensável para a formação do conhecimento.
A criança ao interagir com o meio estimulador sente curiosidade e necessidade de interagir, e o adulto pode proporcionar meios para explorar esse ambiente o que será de grande valia no futuro.
Referências:
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Foram muitos, os professores in ABRAMOVICH, Fanny (org.). Meu professor inesquecível. São Paulo: Editora Gente, 2008. Disponível em: http://lendoeescrevendona alfabetização.blogspot.com.br/2010/12/foram-muitos-os-professores.html
...