A Diferença Entre Culturas
Por: Cecília Almeida • 24/4/2019 • Dissertação • 370 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende
Ana Cecilia Almeida
Guilherme Zaymmer
Joyce Stefanny Jerônimo
Laura Katilyana Souza
Liza Bruna de Souza
CULTURA
Um conceito antropológico
Professor (a): Leticia
Turma: 2*7
Florestal, 2019
Determinismo biológico
Existem teorias de que as capacidades humanas, sejam elas físicas ou psicológicas estão relacionadas as raças. Julga- se que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que o alemão tem mais habilidade para mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria do português; entre vários outros.
Os antropólogos acreditam que a influência das características de cada ser vem de sua cultura. Felix Keesing por exemplo, afirma que “não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracterizes genéticos [...]”. Sendo assim, uma criança nascida em um determinado país, se criada em outro, acabará tendo os costumes desse outro aonde cresceu, pois fez parte daquela cultura. Todas as crianças têm a mesma capacidade independente da raça, nacionalidade, seco ou classe social, desde que tenham as mesmas oportunidades (endoculturação).
COLOCAR UMA ANALISE CRITICA
Determinismo geográfico
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural, sendo uma explicação que vem desde à antiguidade, formuladas principalmente por geógrafos. Eles consideram o clima como fator importante no determinismo geográfico. A natureza dos homens é mesma, são seus hábitos que os mantêm separados. Muito influencia na fisionomia do ser humano, ou seja, na formação de caráter do homem.
Mas a discordância de outros geógrafos, onde Felix Keesing cita exemplos dos esquimós, dos índios e dos xinguanos, onde nos mostra que não é possível admitir a ideia do determinismo geográfico, pois como é dito no livro, a admissão da "ação mecânica das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva". A posição da moderna antropologia é que a "cultura age seletivamente", e não casualmente, sobre seu meio ambiente, "explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura".
As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas pelo local que vivem ou por seu aparato biológico. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias limitações.
COLOCAR UMA ANALISE CRITICA
...