A Educação no Trânsito
Por: Celso Dias Da Silva Junior • 13/11/2022 • Dissertação • 506 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
Educação no Trânsito
A educação no trânsito não está somente atrelada aos bons e maus condutores, indo além, no trânsito passageiros e pedestres também se tornam atores, com papéis principais, onde o reflexo de sua educação geram grandes e fortes impactos no meio social.
Segundo o Governo Federal, os acidentes no trânsito em escala mundial representam uma das principais causas de morte, sendo esta a primeira colocada no ranking entre pessoas com 15 a 28 anos de idade.
Educação, como de nítida percepção, não basta somente de contatos pessoa a pessoas, ou círculos sociais, vai além, sua essência e importância impactam diretamente toda a sociedade, e ainda mais o trânsito, pois este é um ato, movimento social das pessoas presente durante todas as fases do dia e cotidiano social. Logo, não somente a educação herdada pelo convívio familiar constituirá os aspectos de um individuo ou sociedade, mas também os aspectos educativos que serão adquiridos durante a interação com toda a sociedade, sendo o trânsito uma grande e forte ferramenta de trocas de experiências sociais educativas, tanto ao próximo, quanto para si.
Tornasse importante a sua prática pois faz parte dos direitos e deveres de todos inseridos em espaços públicos, gerando troca de conhecimentos e valores de aspectos educativos construindo um caráter de bom cidadão, como respeito, responsabilidade (individual e coletiva) e solidariedade.
Com grande impacto na sociedade, o trânsito e sua boa prática começam a ganhar mais espaço e notoriedade atualmente, visto isso, tornasse fundamental sua abordagem desde a infância, para que as crianças entendam que fazem parte de um coletivo, de uma sociedade, para que assim desenvolvam o aspecto de responsabilidade coletiva e possam ter uma melhor visualização da prática desta.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem como uma das principais ações a educação no trânsito, utilizando seus esforços para realizar orientações que visam a mudança comportamental do indivíduo, com finalidade de redução de riscos no trânsito, prevenção e promoção de cidadania. A corporação também realiza parcerias com as escolas, capacitando professores, para que estes possam inserir o tema trânsito dentro de suas disciplinas, trabalhando assim a importância e o impacto social que o tema possui.
Notável que a educação no trânsito ascendeu à esfera de Segurança Pública, tornando-se um problema em que envolve toda a sociedade e suas esferas, sendo uma das mais eficazes soluções, ou remediações ( a curto prazo) projetos que envolvam o público jovem e infantil, pois as crianças e jovens de hoje serão o futuro de amanhã, com esse ideia em mente, um investimento de todas as esferas públicas em projetos sociais voltados para o trânsito tem se tornado um dos melhores meios para se combater os elevados índices de acidentes.
REFERÊNCIAS:
https://www.gov.br/prf/pt-br/seguranca-viaria/educacao-para-o-transito
https://www.onmobih.com.br/porque-a-educacao-no-transito-e-fundamental-para-evoluirmos-como-sociedade/
PRIMEIRO PARÁGRAFO: INTENCIONALIDADE
SEGUNDO E SEXTO PARÁGRAFO: INFORMATIVIDADE
QUARTO PARÁGRAFO: SITUCIONALIDADE
QUINTO PARÁGRAFO: ACEITABILIDADE
...